Vendas e Negociações EmÁudio: Aprendizado
Olá! Hoje vamos falar de aprendizado, começando pelos conceitos de aprendizagem e conhecimento. Vem comigo.
Segundo Cláudia Antonello, dois mil e onze, não existe um consenso sobre o conceito de aprendizagem. Entretanto, a maior parte dos autores concorda que a aprendizagem pode ser definida como a aquisição, aplicação de conhecimento e a mudança observável de comportamento, de ações, de resultados, de processos, de crenças, de atitudes e de estruturas.
Perceba, portanto, que aprender significa obter e aplicar determinado conhecimento.
Nesse contexto, uma pergunta torna-se natural: Afinal, o que é conhecimento? Para Augustinho Paludo, dois mil e vinte, conhecimento é uma informação útil possível de ser utilizada nas organizações para resolver problemas, realizar melhoramentos, ou ainda, amparar decisões ou construir algo completamente novo.
De outro modo, Antônio Maximiano, dois mil e dezesseis, página setenta e nove conceitua conhecimento a partir de sua etimologia.
Vejamos: Conhecimento é uma palavra que vem do latim. Sua origem é a palavra cogna, que significa da mesma família ou nascido na mesma família.
Cognition significa estar familiarizado com o nome de uma pessoa. É um dado. Se você conhece a pessoa, o dado faz sentido. Você reconhece a pessoa pelo nome. O conhecimento é feito de dados que fazem sentido, que têm significado para cada pessoa. Sempre fico surpreso como os autores por vezes dificultam coisas simples.
O que você precisa entender.
Aprendizado é o processo de adquirir conhecimento. Conhecimento é um conjunto de informações úteis para tomar decisões e realizar ações. Só isso. Moleza, né?
Agora, sobre a formação do conhecimento: classicamente, os autores propõem que o conhecimento é formado por meio de uma agregação de informações, as quais, por sua vez, são criadas por meio de um conjunto de dados que, ao serem agr... Ler mais