Vendas e Negociações EmÁudio: Tipos de Conhecimento
Olá! Hoje vamos falar de tipos de conhecimento. Bora lá.
Na obra de Idalberto Chiavenato, dois mil e vinte encontramos uma classificação importante proposta por Nonaka e Takeshi sobre os tipos de conhecimento. Essa classificação utiliza como critério a acessibilidade do conhecimento para distinguir dois tipos de conhecimento: conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Vejamos as definições de cada um deles.
Conhecimento Tácito: Conhecimento altamente subjetivo. Difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está entranhado no indivíduo e na maneira como ele interpreta a realidade. É o resultado do processamento de informações e aproveitamento dos INSS subjetivos e das intuições dos colaboradores, amplamente aceitos.
No modelo japonês é a partida do processo de inovação na organização.
Conhecimento Explícito: Conhecimento objetivo descritivo. Edificável em documentos, práticas e treinamento, como documentação, modelos de negócios, procedimentos, projetos e métodos. Conhecimento explícito é aquele que se pode comunicar e transmitir.
No modelo ocidental é o conhecimento útil que pode ser formalizado, sistematizado e facilmente comunicável.
De maneira mais prática, o conhecimento tácito é aquele que cada indivíduo possui dentro de si, enquanto o conhecimento explícito é aquele que já está acessível por meio de documentos, normas, manuais, etc.
Um exemplo bem aqui: Nesse momento em que estou escrevendo essa aula, estou transformando um conhecimento tácito, um conhecimento que está dentro da minha... Ler mais