Áudio aula | 16 - Fatores que Contribuem ou Atrapalham a Difusão do Conhecimento | Venda e Negociação | EmÁudio Concursos

Vendas e Negociações EmÁudio: Modelos de Conversão do Conhecimento

Olá! Hoje vamos falar dos fatores que contribuem ou atrapalham a difusão do conhecimento. Bora lá.

Segundo Idalberto Chiavenato, em dois mil e vinte, para que ocorram as conversões de conhecimento, é preciso que os gestores criem condições que favoreçam o ambiente de aprendizado. Nesse sentido, esse autor lista algumas práticas que podem ser adotadas.

Conceitualização de uma visão sobre o tipo de conhecimento que deve ser desenvolvido na organização. Uso constante de metáforas, analogias e modelos para direcionar os esforços das pessoas, verbalização de conceitos, até certo ponto ambíguos, que permitam o aparecimento de novos significados e maneira de pensar as coisas.

Criação de um constante senso de urgência para aumentar a tensão criativa. Estímulo à variedade por meio de frequentes mudanças da estrutura organizacional, por exemplo, e estímulo ao compartilhamento de informações, baseado no apoio ao trabalho em equipes multidisciplinares com alto grau de autonomia.

Além dessas práticas descritas na obra de Adalberto Chiavenato, é interessante conhecer as barreiras e os fatores de promoção do conhecimento descritos na obra de Nonaka e Takeshi, em dois mil e oito.

Sobre as barreiras ao conhecimento, as autoras destacam duas: resistência à auto identidade e paradigma da empresa.

Resistência à mudança de autoridade. Novos conhecimentos podem afetar crenças profundas dos indivíduos, crenças relacionadas à sua auto identidade, como o indivíduo se identifica, e por isso podem ser evitados. Indivíduos de determinadas religiões podem repelir o conhecimento sobre outras religiões, por exemplo.

Essa resistência ao conhecimento decorre do desconforto em aprender algo que contraria crenças profundas.

Cultura organizacional. Paradigmas da empresa. Novos conhecimentos podem contrariar elementos da cultura de uma empresa, como a linguagem adotada, as histórias organizacionais, os procedimentos e a forma com que a empresa pensa.

Um dos casos emblemáticos ocorreu na empresa, que foi pioneira no desenvolvimento da foto digital. Porém, por permanecer enraizada nas histórias organizacionais baseadas no filme fotográfico, não acreditou e descontinuou o projeto das câmeras digitais. Beleza? Continuando então.

Quanto à promoção do conhecimento, Nonaka e Takeshi, em dois mil e oito, argumentam que existem cinco iniciativas úteis para promover a criação do conhecimento organizacional.

Incutir uma visão de conhecimento. Incutir uma visão de conhecimento enfatiza a necessidade de passar da mecânica da estratégia de negócios, a importância de se criar uma visão geral do conhecimento em qualquer organização. Incutir a visão implica comunicar a visão organizacional até que os membros comecem a executá-la.

Quando os administradores incutem uma visão de conhecimento eficaz, ajudam a encorajar a formação de micro comunidades, justificação de conceitos e o nivelamento transversal do conhecimento em... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Venda e Negociação - Aprendizagem e Sustentabilidade Organizacional - 16 - Fatores que Contribuem ou Atrapalham a Difusão do Conhecimento: SAIBA MAIS