Vendas e Negociações EmÁudio: Fatores que Contribuem ou Atrapalham a Difusão do Conhecimento
Olá! Hoje vamos falar sobre modelos de aprendizagem, vem comigo.
Na literatura da administração é comum os autores dividirem o processo de aprendizagem em dois modelos: Modelo behaviorista e Modelo cognitivo.
A diferença essencial entre os modelos consiste no foco, isto é, naquilo que se pretende modificar.
Enquanto o modelo behavirista enfatiza a aprendizagem como um instrumento de mudança do comportamento do indivíduo, aspecto mais visível e objetivo, o modelo cognitivo enfatiza a aprendizagem como um instrumento para modificar aspectos mais subjetivos, tais como crenças e percepções.
Vejamos as principais características de cada modelo. Modelo Behaviorista: ênfase no comportamento humano. Baseia-se no pressuposto de que o comportamento pode ser observado e modificado por meio de estímulos. Preocupação com o estudo das relações entre o comportamento, os estímulos e as consequências provocadas pelo processo de aprendizagem.
Modelo cognitivo: Ênfase em aspectos subjetivos, tais como crenças e percepções do indivíduo. Preocupação com o processo de aquisição de conceitos e capacidade para a solução de problemas.
Ah, vale pontuar que essa distinção, embora seja útil no planejamento e formatação do processo de aprendizagem, é muito mais teórica do que prática. Isso porque, na prática,... Ler mais