Contabilidade Pública EmÁudio: Classificações Da Receita Orçamentária
Olá, tudo bem? Espero que sim! Neste áudio, vamos estudar as classificações da receita orçamentária. Então aumente o som aí. Vou apresentar para você as principais classificações da Receita utilizadas tanto pela doutrina quanto aquelas normatizadas no Manual de Contabilidade aplicado ao setor público.
Mas, professor, por que classificar receitas? Calma, jovem! Vou te explicar. Imagine se cada ente da federação classificasse suas receitas de forma distinta. Seria uma bagunça e não haveria como a contabilidade pública fornecer informações úteis acerca das contas contábeis que controlam a execução orçamentária. Então, para proporcionar maior transparência sobre as contas públicas e uniformizar a sua classificação, tornou-se necessária essa classificação.
Além disso, essa uniformização facilita a organização governamental na fórmula de programas de trabalho, bem como viabiliza a Accountability, que é a prestação de contas e responsabilização sobre a execução orçamentária. Tranquilo até aqui? Que bom! Vamos continuar. Em relação ao impacto no patrimônio líquido, a receita pública pode ser classificada em: Efetiva ou Não Efetiva.
A Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do ingresso do recurso financeiro aumenta a situação líquida patrimonial da entidade, constitui fato contábil, modificativo aumentativo ... Ler mais