Contabilidade Pública EmÁudio: Remuneração dos Depósitos Bancários e Receita Orçamentária.
Olá, jovem! Que bom tê-lo aqui comigo mais uma vez. Vamos continuar nosso assunto tão importante para as provas? Então, aumente o som aí e vem comigo.
Vamos tratar sobre a remuneração dos depósitos bancários. Assim como as pessoas em geral, o poder público eventualmente investe recursos financeiros, fazendo jus à remuneração de depósitos bancários. Todavia, os recursos podem ser de destinação vinculada, o que implica que a remuneração dos depósitos bancários também será vinculada.
Desse modo, no cálculo dos percentuais de aplicação de determinados recursos vinculados, a legislação dispõe que sejam considerados os rendimentos dos seus depósitos bancários. Para isso, é necessário que os registros contábeis permitam identificar a vinculação de cada depósito. Essa identificação poderá ser efetuada através de mecanismo de destinação e fonte de recursos ou por meio do desdobramento da natureza da Receita, de acordo com a codificação. Tranquilo, jovem? Que bom! Vamos continuar.
De acordo com o Manual de Contabilidade aplicado ao setor Público se o ente utiliza o mecanismo da destinação e fonte de recursos, a informação da destinação associada à natureza de receita com a codificação de remuneração de depósitos bancários possibilita a identificação da remuneração dos diversos recursos vinculados, separados nas respectivas destinações.
Para esses entes n... Ler mais