Áudio aula | 03 - Curva de Possibilidades de Produção - Parte 1 | Economia | EmÁudio Concursos

Economia EmÁudio: Curva de Possibilidades de Produção - Parte Um

Olá! Preparado para continuar nossos estudos sobre economia?

Vamos lá, então! Depois dos dois primeiros áudios, você já deve ter fixado os conceitos fundamentais: escolha, escassez e custo de oportunidade, além de ter aprendido sobre as questões econômicas fundamentais.

Nesse áudio, turma, iremos estudar sobre a curva de possibilidade de produção. Um conceito que ilustra bem tanto as questões econômicas fundamentais quanto o custo de oportunidades é a curva de possibilidades de produção, também chamada de CPP, também conhecida como fronteira de possibilidades de produção. Ela nos mostra as combinações das quantidades de dois bens que podem ser produzidas numa economia.

Caramba, mestre. Por um instante, achei que a aula era de processo penal. Aluna e aluno, a sigla é similar, mas a CPP e não o CPP é um modelo econômico que nos ajuda a ilustrar o problema de escassez e do custo de oportunidade. Presta atenção que um modelo econômico é uma simplificação da realidade. Ele existe para que possamos ver na teoria como as coisas funcionam na prática. Existem vários modelos econômicos, sendo que a CPP é apenas um deles.

Destaco para você, ainda, que todo modelo econômico possui pressupostos, ou seja, ideias gerais que orientam o desenvolvimento do modelo. Se mudarmos os pressupostos, as conclusões do modelo mudam.

Perceba só: se eu, por exemplo, perguntar a você a que temperatura a água ferve, alguns vão dizer que a água ferve a cem graus Celsius e a resposta estaria errada. A resposta certa seria "depende". Depende de que? Depende das condições de temperatura e pressão. Se estivermos nas chamadas condições normais de temperatura e pressão, as famosas CNTPS, a água ferve a cem graus Celsius. Mas se você alterar a pressão, a água já não vai ferver a cem graus Celsius, turma. A água vai ferver, sei lá, a noventa e seis graus Celsius, por exemplo. Compreendi, Prof.

O pressuposto do modelo vai orientar o desenvolvimento e as conclusões do modelo. Se nós mudarmos os pressupostos, as conclusões do modelo também mudarão. É isso? Exato.

Para produzirmos qualquer coisa, precisamos dos recursos para a produção. Precisamos de máquinas, equipamentos e mão de obra. Além dos recursos, precisamos também de tecnologia. Quanto mais tecnologia, mais conseguiremos aumentar a produção. Só que lembra daquela triste história? Triste realidade enfatizada anteriormente? Pois, então. Não podemos ter tudo o que queremos. Assim funciona em qualquer economia.

Os pressupostos que utilizaremos na CPP ilustrarão bem essa situação. No caso da CPP, os pressupostos são os seguintes:

- a) Os recursos são fixos, ou seja, pessoal, não é possível alterar a quantidade de recursos disponíveis. Em outras palavras, o número de trabalhadores, máquinas e equipamentos é pré-determinado. A quantidade é fixa. Não conseguimos mudá-la.

- b) A tecnologia é constante. Bom, aqui se considera que não há avanço tecnológico. Ou seja, se considera que a tecnologia utilizada é sempre a mesma.

- c) Os recursos não são perfeitamente substituíveis entre si. Afinal, para produzir, precisamos de recursos. Vamos pensar, por exemplo, no recurso mão de obra. Eu pergunto: uma pessoa que trabalhou a vida inteira fazendo hambúrgueres artesanais terá a mesma eficiência fazendo roupas? Resposta: É claro que não. Se ela tiver que deixar de fazer hambúrgueres para fazer roupas, ela vai perder eficiência, pois ainda terá que se adaptar ao novo trabalho, aprender como se faz uma roupa, como se desenha uma camisa, como é a costura e por aí vai.

Assim é não somente com a mão de obra, mas também com as máquinas e equipamentos. Essa é a ideia que este pressuposto traz: um recurso que produz alimento, por exemplo, não terá a mesma eficiência produzindo roupas. Uma outra forma de dizer isso, turma, é dizer que os recursos não são perfeitamente substituíveis entre si. Ou seja, eu não posso pegar uma máquina de produzir alimentos e esperar dela a mesma eficiência para produzir outra coisa.

Como eu ... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Economia - Conceitos Fundamentais - 03 - Curva de Possibilidades de Produção - Parte 1: SAIBA MAIS