Áudio aula | 05 - Alterações na Curva de Possibilidades de Produção | Economia | EmÁudio Concursos

Economia EmÁudio: Alterações Na Curva De Possibilidades De Produção

Olá, querido aluno! Tudo certo? Fico feliz de saber que você continua aqui comigo. Que bom!

Neste áudio, vamos tratar das alterações na curva de possibilidades de produção, cuidando das mudanças nos três pressupostos.

Professor, na vida tudo muda. Lógico que o CPP também pode mudar, certo? Bingo, pode sim. Claro que se a economia muda, a CPP, que a representa, também muda, ora bolas. Agora, sempre que a economia mudar, nós mudaremos também os pressupostos do modelo.

Vou repetir para você relembrar. Os pressupostos originais eram: letra A - os recursos são fixos, letra B - a tecnologia é constante e letra C - os recursos não são perfeitamente substituíveis entre si.

Então, caro aluno e aluna, eu pergunto o que aconteceria se nós mudássemos o primeiro e o segundo pressupostos? Ou seja, se a quantidade de recursos pudesse mudar ou se a tecnologia pudesse ter um avanço? Caramba, prof. dificultou, hein? Que nada. Preste atenção, quer ver como é fácil? Observe, caro aluno e aluna. Se a economia apresentar, por exemplo, um avanço tecnológico que a torne como um todo mais produtiva, teríamos um movimento de expansão da CPP, exatamente igual à barriga que cresce. Visualizou? 

Ficou fácil, né? Então. Muito bem gente!

Note que a capacidade dessa economia aumentou e isso é representado por um deslocamento paralelo da CPP para cima e para a direita. Assim, pontos antes impossíveis de serem alcançados agora estão dentro das possibilidades. Se antes, ao dedicar todos os recursos à produção de alimentos, só se obtinha oitenta unidades, agora se consegue obter noventa.

Portanto, movimento semelhante ocorreu com as possibilidades de produção de vestuário. E, claro, todas as possibilidades de combinação avançaram.

Por outro lado, num movimento inverso, se esta economia perder capacidade produtiva, a CPP sofreria uma contração, deslocando-se paralelamente para baixo e para a esquerda. Sairíamos da CPP original para a encolhida. Comparativamente, para você visualizar aí seria uma barriga que emagreceu. Nossa, com sua explicação, professor ficou bem mais fácil de entender. Coisa boa de ouvir.

Mas quais os fatores que podem alterar a CPP, pessoal? Você consegue me falar? Vamos juntos. O primeiro é tecnologia. A tecnologia faz com que a produção seja mais eficiente. Sempre que a tecnologia for melhor, a CPP irá se expandir para a direita e para cima. Se a tecnologia regredir, a CPP irá se encolher para a esquerda e para baixo.

Os segundo são os investimentos. Com mais investimentos, turma, é possível aumentar os recursos produtivos. Aumentos nos investimentos farão com que a CPP se expanda para a direita e para cima. Se os investimentos diminuírem, a CPP irá se encolher para a esquerda e para baixo. Em terceiro lugar, temos as melhorias no sistema legal, também chamado de regulação.

A melhoria no sistema legal ou de regulação dá mais segurança jurídica para a economia. Sempre que há mais segurança jurídica, há mais confiança e, portanto, a economia fica mais propensa a expandir a produção. Note que as melhorias no sistema legal ou regulatório fazem com que a CPP expanda para a direita e para cima, já pioras no sistema legal ou regulatório fazem com que a CPP se retraia para a esquerda e para baixo. 

Por fim, turma. Em quarto lugar, temos a quantidade de fatores de produção, então quer dizer o quê? Ter mais máquinas, mais equipamentos faz com que a capacidade de produção da economia seja maior, o que faz com que a CPP se expanda para a direita e para cima. Se o número de fatores de produção diminuir, a CPP se encolherá para a esquerda e para baixo.

Uma das coisas que pode influenciar no aumento de fatores de produção é o crescimento econômico. Se a economia cresce, isso significa que ela está aumentando sua capacidade de produzir, fatores de produção, o que desloca a CPP para cima e para a direita. De outro modo, se houver destruição da capacidade produtiva, uma catástrofe que acabe com a infraestrutura, por exemplo, isso significa que sua capacidade de produzir diminuiu o que desloca a CPP para baixo e para a esquerda.

Sintetizando, gente. Ao mudarmos o primeiro e o segundo pressupostos da CPP, a curva pode ser alterada sempre que se alterarem a tecnologia, os investimentos, o sistema legal regulatório e a quantidade de fatores de produção.

Agora que é isso aí? É o sinal de alerta máximo. Presta muita atenção nessa pegadinha. Esses deslocamentos paralelos da CPP se dão se houver um moviment... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Economia - Conceitos Fundamentais - 05 - Alterações na Curva de Possibilidades de Produção: SAIBA MAIS