Contabilidade Pública EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Defesa Pública - Parte Um
Olá! Está conseguindo entender esse módulo? Para fixar, preparei um super resumão para você. Aumenta o som e vem comigo.
Despesa Orçamentária: Despesa orçamentária é toda a transação que depende de autorização legislativa na forma de consignação de dotação orçamentária para ser efetivada. Exemplos: Despesas com pessoal, investimentos, juros da dívida pública, entre outras.
Dispendio Extra-orçamentário: É aquele que não consta na Lei Orçamentária anual, compreendendo determinadas saídas de numerários decorrentes de depósitos, pagamentos de restos a pagar, resgate de operações de crédito por antecipação de receita e recursos transitórios. Exemplos: Devolução de valores de terceiros, cauções, depósitos judiciais, fianças, etc. Recolhimento de consignações, retenções.
Pagamento de operações de crédito feitas por antecipação de receita orçamentária, AROs, pagamentos de salário família, salário maternidade e auxílio natalidade, pagamento de restos a pagar, os quais serão definidos ainda nesta aula.
Despesa com enfoque orçamentário: despesa orçamentária prevista no orçamento anual e despesa extra orçamentária não prevista no manual.
Despesa com enfoque patrimonial: Variação patrimonial. Diminutiva, VPD.
Anotou?
Classificações da despesa orçamentária:
Despesas efetivas: provocam efetiva alteração no patrimônio líquido da entidade no momento de sua realização.
Despesas não efetivas não provocam efetiva alteração no patrimônio líquido da entidade no momento de sua realização.
Despesas primárias: seus valores são incluídos no cálculo do resultado primário.
Despesas financeiras não são incluídas no cálculo do resultado primário. Não altera o endividamento lí... Ler mais