Economia EmÁudio: Teoria de Equilíbrio de Mercado
Olá!
Hoje vamos estudar duas forças importantíssimas da economia, as forças da demanda e da oferta.
Esses conceitos são muito importantes gente, não só para o futuro do nosso curso, mas também para a vida. Isto porque em toda a transação de mercado essas forças estão presentes. Saber como elas se comportam vai fazer de você não só um consumidor melhor, mas também um empreendedor melhor, caso este seja o seu caminho após a aprovação. Vamos começar, então? Muito bem.
Lembra que na última aula falamos sobre os conceitos fundamentais de economia, né? Dizemos que são fundamentais porque o problema da escassez, a necessidade de fazermos escolhas e o custo de oportunidade que essas escolhas nos trazem formam a base do estudo da economia. Pois bem, ousaria dizer que o modelo a ser estudado agora nesta aula é o modelo econômico fundamental.
A demanda e a oferta estão em praticamente tudo o que estudamos em economia, e mesmo sem perceber, lidamos com estes dois conceitos quase o tempo todo, mesmo longe de uma aula de economia. Entende?
Na aula passada, comentamos que há pessoas que reclamam quando o litro da gasolina sobe um centavo mas que não reclamam quando o preço da cerveja sobe cinquenta. Por outro lado, há pessoas dispostas a pagar não mais do que trinta reais por uma refeição, acima disso, já consideram muito caro, enquanto outras pagam mil e duzentos reais em um jantar.
A questão é como essas coisas se relacionam. Quando você vai às compras ou simplesmente busca um lanche rápido, a força de mercado da demanda está agindo e você, consumidor, reagindo a ela por meio dos diversos incentivos na procura pelo bem ou pelo serviço que você deseja. Da mesma forma, turma, um dono de supermercado ao marcar o preço de um produto na prateleira ou ao decidir fazer uma promoção, está agindo de acordo com a força de mercado da oferta.
Afinal, então o que define a demanda do objeto por... Ler mais