Economia EmÁudio: Curva de Demanda - Parte Um
Olá! Hoje vamos falar da curva de demanda, turma. Aumenta o som aí e vem comigo, você vai gostar.
Gente, se nós expressamos a demanda com base no preço e para cada preço podemos ter uma quantidade demandada diferente, então formulamos a seguinte equação: Qd = qd x (P), que fica assim: Qd = qd x P. Ou seja, pessoal, a quantidade demandada Qd do bem em questão é uma função do seu preço P. Sempre que o preço se alterar, a quantidade demandada também se altera.
Agora, uma coisa legal nessa relação é que é inversa, ou seja, quanto menor for o preço, maior será a quantidade demandada. Esta é a lei geral da demanda. A quantidade demandada varia inversamente com o preço, então quanto maior for o preço, menor será a demanda por algo. O contrário também é verdadeiro, tá turma? Quanto menor o preço, maior será a demanda por algo.
Além disso, a demanda nos diz que há uma relação inversa entre quantidade demandada e preço. Quando um subir o outro desce e vice-versa. O que acontece muito na economia, turma, é que representamos essas situações em forma algébrica, em equações que nos permitem fazer análises interessantes sobre os fenômenos econômicos.
Já sabemos que a quantidade demandada é uma função do preço e que quantidade demandada e preço variam de forma inversa. Um exemplo para expressar essa relação seria o seguinte: Qd = 100 - 5 x Px. Nessa equação, Qd é uma quantidade demandada e Px é o preço de um bem qualquer que vamos chamar aqui de bem x. Esse bem x pode ser qualquer coisa, pode ser um carro, um hambúrguer, um refrigerante e assim vai.
Já os números 100 e -5 são chamados de constantes, recebem esse nome justamente porque não variam. O que varia é... Ler mais