Áudio aula | 07 - Descolamento na Curva de Demanda - Parte 2 | Economia | EmÁudio Concursos

Economia EmÁudio: Deslocamento na Curva de Demanda - Parte Dois

E aí, gente? Tudo bem? No áudio passado, terminamos falando sobre as variáveis endógenas, né? Vamos continuar agora falando sobre as exógenas.

Já as variáveis exógenas, turma, são a renda do consumidor, o preço de outros produtos substitutos e complementares, e outros fatores que possam vir a afetar a demanda, como alteração nas preferências dos consumidores, a expectativa dos demandantes e a variação no número de consumidores. Tudo certo? Vamos continuar. Reforçando tudo o que aprendemos aqui, imagine o gráfico a seguir.

No gráfico, houve um deslocamento da curva de demanda. Antes tínhamos a curva de demanda D de dado e agora temos a curva de demanda de linha, ou seja, a curva se deslocou para cima e para a direita. Repare que antes, ao preço P zero, tínhamos a quantidade demandada Q zero, mas com o deslocamento da demanda para de linha, Q zero e P zero já não são compatíveis. Se o preço for mantido em P zero, a quantidade demandada aumenta para Q um, o ponto C. A quantidade demandada só permaneceria em Q zero se o preço aumentasse para P um, ponto B. 

Então, turma, repare que houve uma expansão da curva de demanda. Para cada nível de preço, a quantidade demandada está maior do que antes. Isso pode ter acontecido por basicamente três fatores isolados ou combinados.

Finalizando, é muito importante gravar, tá, turma? Qualquer fator, com exceção do seu próprio preço, que altere a demanda pelo bem, provoca um deslocamento da curva. Se esta muda... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Economia - Teoria de Equilíbrio de Mercado - 07 - Descolamento na Curva de Demanda - Parte 2: SAIBA MAIS