Economia EmÁudio: A Oferta
Olá! Hoje falaremos da oferta. Aumenta o som e bora lá.
Gente, imagine que você seja dono de uma concessionária de veículos, tá bom? O preço do carro que você vende tem relação com o lucro que você obtém. De forma geral, se você vender o seu carro por um preço mais alto, mais beneficiado você será, não é mesmo? Ou seja, quanto maior for o preço do seu carro, mais interessante para você o negócio fica.
Então, a oferta é a intenção da empresa na venda de bens e serviços. Trata-se de pessoa ou uma empresa atuando numa economia no lado vendedor. Em economia, geralmente são usados os termos produtor e firma para fazer referência aos ofertantes. Aqui, a ótica é do empresário do ofertante. Mudamos de lado. Não estamos mais pensando como um consumidor agora, mas como um produtor.
Do ponto de vista do produtor, algumas coisas chamam a atenção, como os custos que ele tem para ofertar o produto e o preço que o ofertante pode cobrar pelo seu produto, além de outros fatores. Pela hipótese de Ceteris Paribus vamos começar a pensar no fator preço que afeta a quantidade ofertada.
De nada adiantaria a nossa empresa ser super produtiva, hiper eficiente se o preço vigente do nosso produto for muito baixo. Isso porque tanto trabalho pode não compensar, já que o preço é muito baixo. Por outro lado, turma, se o produto tiver um preço bem alto no mercado pode valer a pena ofertar muito dele mesmo que não sejamos muito eficientes em sua produção.
É importante ressaltar que ofertar um bem não é o mesmo que vendê-lo. Para que seja efetivada a venda, é necessária a demanda correspondente. Aqui, estamos apenas considerando a oferta, a quantidade de bens e serviços que um produtor deseja quer ofertar ao mercado. Beleza?
Vamos falar agora da curva de oferta, turma.
Gente, se nós expressarmos a oferta com base no preço e para cada preço, podemos ter uma quantidade ofertada, diferente, então formulamos a seguinte equação: q zero é igual a q zero dentro do parênteses p maiúsculo, ou seja, q zero é igual a q zero vezes p, ou seja, a quantidade ofertada que é zero do bem em questão é uma função do seu preço P. Até aqui é tudo bem parecido com a demanda, só que há uma diferença fundamental, a lei da demanda nos dizia que preço e quantidade demandada possuem relação inversa.
Assim, quando um preço de um bem sobe, a quantidade demandada se reduz. Não é isso? Com a oferta é diferente, turma. O preço e quantidade ofertada tem uma relação direta, ou seja, quando o preço do bem subir, a quantidade ofertada também vai subir. Quando um aumenta, o outro aumenta. Quando um cai, o outro cai. Pessoal e isso faz todo o sentido, né?
Quanto maior o preço do bem a ser vendido, maior quantidade dele valerá a pena ofertar. Se o pastel de carne pudesse ser vendido em boa quantidade por cem reais a unidade, talvez você nem estivesse ouvindo esta aula. Provavelmente, nós estaríamos numa f... Ler mais