Economia EmÁudio: Fatores Que Afetam a Oferta - Parte um
Olá, turma! Hoje vamos falar sobre os fatores que afetam a oferta. Tá preparado aí? Vamos lá.
Então, gente, a oferta também não reage somente ao preço do bem. Há um outro fator que faz muita diferença: o custo que o ofertante tem para ofertar seu produto. Isso mesmo. De forma semelhante ao que ocorre com a curva de demanda quando muda a renda do consumidor ou quando os bens substitutos e complementares ficam mais caros ou mais baratos, as alterações de custos deslocam a curva inteira de oferta.
Isso acontece porque a alteração no custo do ofertante é uma variável exógena ao modelo, não está nos eixos do gráfico. Entendeu?
O custo de uma empresa é influenciado por quatro aspectos: preço dos insumos e fatores de produção, tributos, os impostos e tecnologia. Pamonha fresquinha, olha a pamonha. Quem já não ouviu isso aí é isso é bem popular. Então, vamos lá. Isso foi para enriquecer a sua fabulação.
Imagine, então, um vendedor de pamonha. Duas matérias primas, insumos, importantíssimas são o milho e o leite, né? Aí vamos supor também que ele gaste dois reais de milho e leite para produzir a pamonha e a oferte por quatro reais. Ele tem, portanto, um custo de dois reais por pamonha e um lucro de dois reais também.
Agora, vamos supor que os preços do milho e do leite subam e que agora ele gaste três reais para produzir a pamonha, mantendo o preço de oferta por quatro reais. Quer dizer, seu custo aumentou de dois para três reais e, por isso, seu lucro por pamonha diminuiu para um real. A questão aqui é que com o custo maior não é interessante ofertar a pamonha a quatro, pois o lucro reduziu. Como fica menos interessante ofertar a pamonha a esse preço, minha oferta de pamonha para a cidade vai ser reduzida.
O ... Ler mais