Economia EmÁudio: Fatores Que Afetam a Oferta - Parte dois
Oi, tudo bem? Cheguei. Vamos continuar nossa aula de fatores que afetam a oferta? Bora lá então.
Terminamos a parte um falando do aumento da tributação. Vamos seguir. Gente, o último fator que influencia o custo de uma empresa é a tecnologia. O avanço na tecnologia de produção faz com que o custo seja reduzido, já que a nova tecnologia pode fazer com que a produção seja melhor, mais barata e mais rápida. Um aumento na tecnologia faz com que o custo seja reduzido e a oferta aumentada.
Um retrocesso tecnológico aumenta o custo e reduz a oferta. Vamos lá. Vamos voltar ao famoso vendedor de pamonha, pamonha fresquinha.
Se o vendedor passar a usar uma nova máquina na sua produção de pamonha, que reduz o desperdício de milho e leite, por exemplo, ele conseguirá produzir mais com menos desses insumos. Ou seja, seu custo de produção cairá e, como sabemos, menos custo de produção significa curva de oferta expandida, a diminuição de preços e aumento da quantidade ofertada.
Além do fator custo, preços dos insumos e dos fatores de tributação e tecnologia, a oferta pode ser impactada pelas condições climáticas e pelas expectativas. Se você for um produtor agrícola, por exemplo, uma condição climática favorável pode levar você a ter uma excelente safra, aumentando sua oferta.
Diferentemente, se a condição climática mudar para pior, você pode ter uma quebra de safra, levando a oferta a ser reduzida. Em relação às expectativas do ofertante, ele vai jogar com o que espera do preço no futuro. Se ele acha que o preço do produto dele vai cair no futuro, ele aumenta a oferta agora. Se ele acha que o preço do produto dele vai subir no futuro, ele pode diminuir a oferta hoje para aumentá-la no futuro.
Uma grande seca, por exemplo, pode causar uma quebra de safra, afetando a oferta de determinado produto agrícola. Representaríamos isso por um deslocamento da curva de oferta para a esquerda, no sentido de aumento do preç... Ler mais