Economia EmÁudio: Alterações no Equilíbrio de Mercados - Parte Um
Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre alterações no equilíbrio de mercado, tá? Aumenta o som aí e vamos lá. Havíamos visto como as curvas de oferta e de demanda se deslocavam e por que isso acontecia, né? Mas os movimentos que vimos eram isolados, sem a interação com a outra curva.
Agora, veremos o que ocorre com o equilíbrio de mercado quando acontecem os deslocamentos das curvas, ou seja, pessoal, quando temos alterações nas variáveis exógenas da oferta e da demanda.
Imaginemos que partindo de uma situação inicial de equilíbrio no mercado do bem X, o setor se depare com um avanço tecnológico que reduza seus custos de produção. Lembra que isso desloca a oferta para a direita, né? Beleza. É que como houve redução nos custos de produção, fica mais barato produzir e o ofertante expande a oferta com diminuição de preços e aumento da quantidade ofertada.
Imagine isso aqui: o mercado se encontrava no ponto A com preço de equilíbrio p zero e quantidade de equilíbrio q zero quando houve uma expansão da curva de oferta que se deslocou de O para O linha. Como a curva de demanda não se alterou, o equilíbrio se deslocou para o ponto B. No novo equilíbrio, turma, o preço é menor p um e a quantidade negociada no mercado é maior q um.
Esse movimento faz todo o sentido, não é mesmo? Para uma mesma demanda, aumentos na oferta provocam redução de preço e maior quantidade demandada. Beleza?
Repare ainda que a disposição em consumir para cada preço vigente não mudou. A curva de demanda seguiu intacta. Ocorre que com menores preços causados pelo aumento da oferta, os consumidores compram mais. Percebeu? Mas o movimento poderia ter sido inverso. Poderíamos estar diante de uma elevação de custos usada, por exemplo, por um aumento do preço da matéria prima utilizada na produção.
Imagine que isso desloca a curva de oferta para cima e para a esquerda. Note que esta contração da oferta a oferta era O e agora é O linha fez com que o mercado se deslocasse do ponto A para o ponto B. Neste novo equilíbrio, o preço aumentou e a quantidade negociada caiu. Concluímos então que para uma mesma demanda, uma contração da oferta eleva preços e reduz quantidade vendida comprada.
De novo, isso é intuitivo à disposição não mudou, pessoal, mas como houve redução da disposição em ofertar a menor oferta levou a maiores preços.
Agora vamos pensar na demanda, turma. Suponhamos no entanto, a renda dos consumidores do bem x aumentou e que o bem x é um bem normal. Imagine que isso faz com que a curva de demanda é que se desloque para a direita. O mercado se encontrava no ponto A com preço de equilíbrio p zero e quantidade de equilíbrio q zero, quando houve uma expansão da curva de demanda que se deslo... Ler mais