Auditoria EmÁudio: Fraude e Erro - Elementos que levam à Fraude
Olá! Neste áudio continuaremos desenvolvendo o tema Fraude e erro. Vamos lá.
Vimos que existem dois tipos de fraudes que são importantes para o trabalho do auditor, que são as que se originam de informações contábeis fraudulentas e a de apropriação indevida de ativos. A fraude, seja na forma de informações contábeis fraudulentas ou de apropriação indevida de ativos, envolve o incentivo ou a pressão para que ela seja cometida, uma oportunidade percebida para tal e alguma racionalidade, ou seja, dar razoabilidade a algo falso do ato.
A NBC TA 240 menciona que há três elementos comuns que podem facilitar ou desencadear um processo de fraude, que são o incentivo ou pressão, a oportunidade e a racionalização. Vamos detalhar cada um a seguir.
Primeiro vamos falar sobre o incentivo ou pressão que pode existir quando a administração sofre pressão de fontes externas ou internas para alcançar metas de ganhos ou resultados financeiros previstos e talvez irrealistas, em especial porque as consequências do insucesso no cumprimento dos financeiros para a administração podem ser significativas.
Do mesmo modo, os indivíduos podem ter um incentivo para se apropriarem de ativos porque, por exemplo, vem de uma necessidade financeira que não se pode compartilhar, assumindo variadas formas, desde a simples escassez de recursos para lidar com despesas inesperadas com saúde, jogos de azar ou a simples busca por status.
Norma contábil esclarece ainda que situações de iminente conflito entre a administração e empregados com acesso a dinheiro ou outros ativos suscetíveis de roubo podem motivar esses empregados a apropriarem se indevidamente de tais ativos.
Como exemplo, relações adversas podem ser criadas pelas seguintes situações Vou citar um demissões conhecidas ou previstas de empregados dois mudanças recentes ou previstas na forma de remuneração ou nos planos de benefícios dos empregados. Três. Promoção, remuneração ou outras recompensas incompatíveis com as expectativas em segundo, tem a oportunidade. Pode haver uma oportunidade percebida de perpetrar uma fraude quando um indivíduo acredita que o controle interno pode ser burlado, por exemplo, porque ele ocupa um cargo de confiança ou tem conhecimento de deficiências específicas no controle interno.
Oportunidade é o momento em que o fraudador vislumbra a chance de levar adiante a fraude, uma vez que percebeu a possibilidade de não ser detectado em razão de vulnerabilidades do sistema de controles internos, falta de supervisão e ambiente ético propício as maiores oportunidades para o fraudador cometer o ilícito decorrem da vulnerabilidade dos controles internos. Entendeu, segundo a NBC, dois cem catorze. Certas características ou circunstâncias podem aumentar a suscetibilidade dos ativos à apropriação indevida, tais como vou falar a seguir um grandes quantias de dinheiro em mão ou processadas dois itens de estoque com tamanho pequeno, com alto valor ou em alta. Procura três ativos facilmente conversíveis, tais como títulos ao portador, diamantes ou chips de computador, quatro ativos fixos de tamanho pequeno, comercializáveis ou sem identificação clara de propriedade.
Por último vem a racionalização, em que os indivíduos podem ser capazes de racionalizar e perpetrar um ato fraudulento. Alg... Ler mais