Auditoria em Áudio: Documentação de Auditoria
Olá, passamos agora ao estudo da documentação de auditoria. Esse tema está expresso na NBC dois cem treze, que trata da responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de auditoria, também chamado de papéis de trabalho para a auditoria das demonstrações contábeis.
Primeiramente, qual a natureza e a finalidade da documentação de auditoria? A norma nos responde dizendo que a documentação de auditoria fornece o que veremos a seguir: uma evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor e, dois, evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.
Nada mais é, portanto, do que os apontamentos efetuados pelo auditor durante a execução da auditoria, contendo provas, evidências e conclusões que fundamentam a opinião. São todos os registros de posse do auditor sobre o trabalho executado, sejam testes realizados, procedimentos, informações obtidas, bem como qualquer outro material que apoie sua opinião. Entendeu?
Observem que, para o auditor emitir sua opinião, ele deve obter provas evidências que sustentem suas conclusões, sua opinião. Essas evidências são fornecidas pela documentação de auditoria produzida durante os trabalhos. Esses documentos são organizados, devidamente referenciados e, ao final da auditoria, vão compor o arquivo de auditoria.
**Arquivo de Auditoria**
Compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica. Contém os registros que constituem a documentação de trabalho específico. A norma também confere à documentação de auditoria outras finalidades adicionais, que incluem:
1. Assistir à equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria.
2. Assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de qualidade da auditoria.
3. Permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho.
4. Manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras.
5. Permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade.
6. Permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.
Dessa forma, o objetivo do auditor é preparar documentação que forneça o registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor e que forneça evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis. Existe uma informação muito importante que eu quero que você fique atento, então aumenta o som aí.
**Norma traz algumas definições importantes para fins das normas de auditoria.** Os termos "documentação de auditoria", "arquivo de auditoria" e "auditora experiente" possuem os significados atribuídos abaixo, vam... Ler mais
Olá, passamos agora ao estudo da documentação de auditoria. Esse tema está expresso na NBC dois cem treze, que trata da responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de auditoria, também chamado de papéis de trabalho para a auditoria das demonstrações contábeis.
Primeiramente, qual a natureza e a finalidade da documentação de auditoria? A norma nos responde dizendo que a documentação de auditoria fornece o que veremos a seguir: uma evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor e, dois, evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.
Nada mais é, portanto, do que os apontamentos efetuados pelo auditor durante a execução da auditoria, contendo provas, evidências e conclusões que fundamentam a opinião. São todos os registros de posse do auditor sobre o trabalho executado, sejam testes realizados, procedimentos, informações obtidas, bem como qualquer outro material que apoie sua opinião. Entendeu?
Observem que, para o auditor emitir sua opinião, ele deve obter provas evidências que sustentem suas conclusões, sua opinião. Essas evidências são fornecidas pela documentação de auditoria produzida durante os trabalhos. Esses documentos são organizados, devidamente referenciados e, ao final da auditoria, vão compor o arquivo de auditoria.
**Arquivo de Auditoria**
Compreende uma ou mais pastas ou outras formas de armazenamento, em forma física ou eletrônica. Contém os registros que constituem a documentação de trabalho específico. A norma também confere à documentação de auditoria outras finalidades adicionais, que incluem:
1. Assistir à equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria.
2. Assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de qualidade da auditoria.
3. Permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho.
4. Manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras.
5. Permitir a condução de revisões e inspeções de controle de qualidade.
6. Permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.
Dessa forma, o objetivo do auditor é preparar documentação que forneça o registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor e que forneça evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis. Existe uma informação muito importante que eu quero que você fique atento, então aumenta o som aí.
**Norma traz algumas definições importantes para fins das normas de auditoria.** Os termos "documentação de auditoria", "arquivo de auditoria" e "auditora experiente" possuem os significados atribuídos abaixo, vam... Ler mais