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Auditoria em Áudio: Componentes do Controle Interno

Atividades de controle

Olá, vamos iniciar mais um áudio sobre os componentes do controle interno. Dessa vez, veremos sobre as atividades de controle. Vamos lá.

Atividades de controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos, que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos. São desempenhadas em todos os níveis da entidade, em vários estágios, dentro dos processos corporativos e no ambiente tecnológico.

Importante saber quais são os procedimentos implementados em toda a organização, para reduzir o risco de distorção relevante nas demonstrações contábeis ou no nível das afirmações. Em geral, os controles são preventivos e detectados. As políticas e procedimentos ajudam a assegurar que as orientações da administração sejam executadas.

As atividades de controle, sejam em sistemas de TI, sejam manuais, têm vários objetivos e são aplicadas em vários níveis organizacionais e funcionais. Seguir apresentarei as atividades de controle, geralmente utilizadas e que são cobradas com certa frequência, que são a segregação de função, limites de alçadas e responsabilidades, regimes de autorizações, indicadores de desempenho, controle e sistemas informatizados, principalmente a segregação de função saibam que essas atividades apresentadas a seguir representam uma parcela dos muitos procedimentos comumente executados pela administração em vários níveis organizacionais.

Objetivo dessas atividades é reforçar o cumprimento de planos de ação estabelecidos e também manter as organizações direcionadas ao cumprimento de seus objetivos. Vamos falar um pouco sobre cada uma.

Primeiro, vamos falar sobre a segregação de função. Disparado, o mais cobrado pelo Cespe. Consiste em separar atividades que possam gerar conflitos de interesses como compras e pagamento, normatização e fiscalização, custódia e inventário responsável pelos registros contábeis ser o mesmo que tem acesso irrestrito aos ativos da empresa, entre outros. Portanto, as obrigações devem ser atribuídas ou divididas entre pessoas diferentes, com a finalidade de reduzir o risco de erro ou de fraude.

Em segundo, tem os limites de alçadas e responsabilidades. Estabelece limites de valor para determinadas operações. Exemplo de regime de alçadas está na Lei de Licitações. Atribuição de alçada e responsabilidade inclui até que ponto pessoas e equipes estão autorizadas e são incentivadas a adotar sua iniciativa ao abordar questões, bem como a solucionar problemas e os limites dessa autoridade. Esse procedimento também inclui as relações de comunicação e protocolos ... Ler mais

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