Auditoria EmÁudio: Componentes do Controle Interno: Monitoramento de Controles
Olá! Preparados para estudar sobre o último componente do controle interno? Eba! Que emoção! Então vamos nessa. Vamos falar agora sobre o monitoramento de controles.
O monitoramento de controles consiste em avaliar a efetividade do desempenho dos controles internos. A auditoria interna é comumente vista como um monitor dos controles internos, mas o monitoramento ocorre também nas atividades normais da entidade nas funções de gerência e supervisão.
O monitoramento envolve avaliar a efetividade dos controles tempestivamente e tomar as necessárias ações corretivas.
Segundo a NBCTA 315, o monitoramento de controles é um processo para avaliar a efetividade do desempenho dos controles internos ao longo do tempo. Envolve avaliar a efetividade dos controles tempestivamente e tomar as necessárias ações corretivas.
A Administração consegue o monitoramento de controles por meio de atividades contínuas, avaliações independentes periódicas ou a combinação de ambos.
As atividades de monitoramento contínuo muitas vezes estão embutidas nas atividades recorrentes normais da entidade e incluem atividades de administração e supervisão regulares, enquanto que as atividades independentes e periódicas incluem autoavaliação, revisões eventuais e auditoria interna.
Existe uma informação muito importante que eu quero que você fique atento, então aumenta o som aí.
Vou citar um resumo dos componentes de controle interno que são: o ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, sistemas de informações e monitoramento a seguir:
Um) Ambiente de controle: demonstrar comprometimento com integridade e valores éticos Fiscalizar a atribuição de responsabilidade estabelecer a estrutura de responsabilidade e autoridade. Demonstrar comprometimento com a competência, reforçar accountability.
Dois) Avaliação de riscos: especificar os objetivos Identificar e analisar os riscos Identificar risco de fraude identificar mudanças significativas.
Três) Atividades de controle: selecionar e desenvolver atividades de controle, selecionar e desenvolver controles baseados em tecnologia. Implantar por meio de políticas e procedimentos.
Quatro) Sistema de informações: usar informação relevante, comunicar-se internamente, comunicar-se externamente.
Cinco) Monitoramento: Conduzir avaliações contínuas e ou periódicas avaliar e comunicar deficiências.
Vamos, então, resolver algumas questões para ver se você entendeu mesmo.
Primeira questão. Preste atenção. Com relação à governança no setor público, julgue o item a seguir: Segundo o COSO 2013, o ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização. Então a questão está certa ou errada? Está correta.
Vimos que o ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização. A estrutura de governança e a alta administração estabelecem uma diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de conduta esperadas. A administração reforça as expectativas nos vários níveis da organização.
Vamos para a segunda questão. Esta será adaptada da banca CESPE do tipo complete a frase.
De acordo com o COSO, o controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade e desenvolvid... Ler mais