Áudio aula | 17 - Princípios do Controle Interno | Auditoria | EmÁudio Concursos
Auditoria Em Áudio: Princípios Do Controle Interno

Olá, neste áudio estudaremos sobre os princípios do controle interno. Vamos lá.

Cada autor considera uma lista de princípios que devem ser seguidos na implementação do controle interno de uma entidade. São as atividades básicas sem as quais poderia ruir um sistema de controle interno, ou então estão presentes na maioria dos sistemas de controle. Não são estabelecidos em nenhuma NBC e há alguma variação, conforme alternamos as fontes bibliográficas. Citação de tais elementos como princípios tem um caráter didático para captar a essência dos elementos ou atividades estruturais do controle interno.

Veremos então a relação custo versus benefício, segregação de funções, atribuição de responsabilidades, rotinas internas de controle, princípio de segurança e salvaguarda de ativos e auditoria interna. Não são, portanto, um esquema fechado, mas uma referência. Trouxemos a seguir os principais e mais cobrados em prova.

**Relação custo benefício**

Relação custo versus benefício diz que o custo do controle interno não deve exceder aos benefícios por ele gerados. Dessa forma, devem ser estabelecidos controles mais sofisticados para transações de valores relevantes e controles mais simples para transações de menor materialidade e importância. Logo, não faz sentido a implantação de controles cujos benefícios sejam inferiores aos custos. Entendeu a qualidade do controle interno, influencia os testes e exames do auditor. Quanto melhor os controles, menor a quantidade de exames substantivos a serem desenvolvidos pelo auditor. Entretanto, considerando que sempre haverá alguma limitação no sistema de controle interno, por mais eficiente que seja, sempre será necessária a execução de uma quantidade mínima de procedimentos de auditoria pelo auditor, em razão dessas limitações inerentes.

**Dois. Segregação de funções**

A segregação de funções, também chamada de princípio de oposição de Interesse, consiste em estabelecer que uma mesma pessoa não possa ter funções incompatíveis que gerem conflito de interesses. Por exemplo. Não é recomendável que o mesmo funcionário tenha acesso aos ativos e aos registros contábeis, caso contrário poderia se apropriar do ativo e efetuar sua baixa na contabilidade, tornando o desfalque permanente e sem distorção aparente, ao confrontar se ativo físico e contabilidade. Cuida, portanto, de separar as atividades incompatíveis com o registro e a custódia do ativo ou a custódia e o controle, para que não sejam realizados pelo mesmo funcionário.

Outros exemplos de transações que devem ser segregadas são:
- Contratação e pagamento
- Custódia e Inventário
- Normatização e fiscalização

**Três. Atribuição de responsabilidades**

Atribuição de responsabilidades está relacionada com as atribuições dos funcionários, setores e departamentos internos da empresa. Essas atribuições devem ser claramente definidas e limitadas, de preferência por escrito, mediante o estabelecimento de manuais internos de organização.

**Quatro. Rotinas internas de controle**

As rotinas internas de controle indicam como instrumentos de controle são utilizados para autorizar, aprovar, verificar, requisitar e registrar são exemplos de instrumentos os formulários de requisição de materiais, ordem de compra, relatórios de prestação de contas, coleta de assinaturas e chancelas.

**Cinco. Princípio de segurança e salvaguarda de ativos**

O princípio de segur... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Auditoria - Fraude e Erro, Documentação e Controle Interno - 17 - Princípios do Controle Interno: SAIBA MAIS