Contabilidade Pública EmÁudio: Quadros Da Execução De Restos A Pagar
Oi! Coisa Boa estar contigo preparado para continuar nosso estudo? Sim. Depois dos primeiros áudios, você já deve ter fixado alguns conceitos do balanço orçamentário. Nesse áudio iremos estudar os quadros da execução de restos a pagar não processados e processados.
O quadro da execução de restos a pagar não processados tem início com a menção ao ente da Federação, a que ele se refere no centro da tabela do ano, do exercício, referente no canto superior direito da mesma tabela. Nela, ainda existirão sete colunas. Na primeira, os itens das despesas correntes e de capital, seguida de seus sub itens, respectivamente, Pessoal e encargos sociais, Juros e encargos da dívida, outras despesas correntes.
Depois, investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida, tudo seguido do total. As colunas dois e três compreendem a escrituração inscrita em exercícios anteriores e em treze e um de dezembro do exercício anterior. As colunas quatro a sete abrangem liquidados, pagos, cancelados e saldo. Compreende o somatório dos valores das colunas dois. A seguir a explicação.
Ficou mais fácil para você saber, segundo o que consta no MSP, inscritos em exercícios anteriores compreende o valor de restos a pagar não processados relativos aos exercícios anteriores, exceto os relativos ao exercício imediatamente anterior, que não foram cancelados porque tiveram seu prazo de validade prorrogado, já inscritos em treze e um de dezembro do exercício anterior.
Compreende o valor de restos a pagar não processados relativos ao exercício imediatamente anterior. Os liquidados compreendem o valor dos restos a pagar não processados, liquidados após sua inscrição e ainda não pagos. Compreende o valor dos restos a pagar não processados, liquidados após sua inscrição e pagos. Os cancelados compreendem o cancelamento de restos a pagar não processados por insuficiência de recursos, pela inscrição indevida ou para atender dispositivo legal. Anotou os conceitos. Com ele tudo ficou mais tranquilo, certo.
Agora vamos analisar o quadro da execução de restos a pagar processados. O quadro da execução de restos a pagar processados tem início com a menção ao ente da Federação a que ele se refere no centro da tabela, seguido do ano do exercício, referente no Canto superior direito da mesma tabela. Nela, ainda existirão seis colunas.
Na primeira, os itens das despesas correntes e de capital, seguida de seus sub itens, respectivamente, Pessoal e encargos sociais, Juros e encargos da dívida, outras despesas correntes, depois investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida, tudo seguido do total. As colunas dois e três compreendem a escrituração inscrita em exercícios anteriores e em treze e um de dezembro do exercício anterior. As colunas quatro a seis abrangem, pagos, cancelados, e saldo.
Compreende o somatório d... Ler mais