Contabilidade Pública EmÁudio: Análise do Balanço Orçamentário - Parte 2
Olá! Que bom saber que você continua aqui comigo nesse áudio. Vamos continuar analisando o balanço orçamentário através do aprofundamento de alguns indicadores. Preparado, Simbora. Indicador, Capitalização, Descapitalização visa informar por meio da comparação entre receitas e despesas correntes e de capital. Se o estado está formando capital capitalização ou contrário, descapitalização essas situações podem ser resumidas.
1. Haverá descapitalização quando as receitas de capital forem maiores que as despesas de capital, caracterizando o superávit de capital? Igualmente quando as receitas correntes forem menores que as despesas correntes, caracterizando o déficit corrente.
2. Haverá capitalização quando as receitas de capital forem menores que as despesas de capital, caracterizando o déficit de capital. Igualmente, quando as receitas correntes forem maiores que as despesas correntes, caracterizando o superávit corrente.
Antes de adentrar as implicações de cada uma das situações, é importante ressaltar que, em geral, o balanço orçamentário é equilibrado, ou seja, receitas iguais a despesas. Por isso, a ocorrência de uma desigualdade, digamos, receitas de capital maiores que as despesas de capital, superávit de capital implica outra desigualdade receitas correntes menores que as despesas correntes, déficit corrente e vice versa.
Deixa ver se compreendi professor. Descapitalização implica que as receitas de capital, mais comumente operações de crédito e/ou alienação de bens, estão financiando despesas correntes. Devo entender que essa é uma situação desfavorável para o ente?
Confere. Por outro lado, a capitalização implica que as receitas correntes estão financiando as despesas de capital. Devo entender essa situação como uma situação favorável para o ente certo, exatamente isso querido aluno, obviamente em situação de equilíbrio entre receitas e despesas correntes e receitas de despesas de capital e... Ler mais