Contabilidade Pública EmÁudio: Resumão Em Áudio Sobre Balanço Orçamentário
Olá, tudo bem com você? Preparado para relembrar os pontos mais importantes do balanço orçamentário. Estudamos no módulo quatro. Opa, então vamos lá! Como já falamos, o objetivo do balanço orçamentário é demonstrar em perspectiva as receitas previstas e as despesas fixadas na lei orçamentária em créditos adicionais, bem como a sua execução, permitindo a comparação dos valores previstos com os. Registra ainda que o Art. 102 da Lei 4.121 traz um conceito um tanto impreciso para o balanço orçamentário, uma vez que menciona despesas previstas e não fixadas, que é o aceito atualmente.
Isso se deve, ao transcurso de tempo entre os conceitos aplicados atualmente pelo SP e o ano de edição da Lei . Já a finalidade do balanço orçamentário é a avaliação da gestão orçamentária. Considerando essa comparação entre o planejamento e o executado em termos de receitas e despesas, não esquece que antes de adentrarmos o estudo da estrutura do balanço orçamentário. Vale ressaltar que é utilizado o enfoque orçamentário para fins de reconhecimento da receita e da despesa.
Ou seja, utiliza-se o regime misto, dividido em regime de competência para as despesas orçamentárias, como reconhecimento no empenho e em regime de caixa, as receitas orçamentárias, como o reconhecimento da arrecadação, conforme dispõe o Art. 35 da Lei 4.123/2016 Art. 35 pertencem ao exercício financeiro. Um às receitas, nele arrecadadas, dois as despesas nele, legalmente empenhadas.
Anota aí que, de acordo com a Lei 4. que ainda é alvo de cobrança por parte das bancas de concurso o balanço orçamentário se estrutura da seguinte forma a receitas correntes e receitas de capital. Despesas de créditos iniciais e suplementares despesas correntes e despesas de capital, despesa de créditos especiais e de créditos extraordinários. Todas as receitas se dividem em previsão, execução e diferença. Já todas as despesas compreendem a fixação, a execução e a diferença.
As receitas correntes englobam, em regra, as receitas tributárias, contribuições, receitas patrimoniais, receitas agropecuárias, receitas industriais, serviços, transferências correntes e além de outras receitas correntes, e as receitas de capital. As receitas de capital jovem englobam as operações de crédito, as alienações de bens, a amortização de empréstimos, a transferência de capital, além de outras receitas de capital.
Não esquece, também, que é na escrituração das receitas que se incluem as anotações de déficit, ao passo que, na escrituração das despesas, que se inclui as anotações de superávit e quanto às despesas professor, como se dividem, vamos lá, jovem, relembra. Comigo, as despesas correntes se dividem em despesas pessoal e encargos, juros e encargos e dívida, além de outras despesas correntes. Já as de capital se dividem em despesas de investimento, inversões financeiras e amortização da dívida. Os créditos especiais compreendem as despesas correntes e as despesas de capital, igualmente os créditos extraordinários, lembrou.
Lembrei sim, professor aluno. Agora toma nota que, segundo o MSP, o balanço orçamentário é atualmente composto por mais de um quadro um quadro principal onde se dispõem as informações sobre despesas e receitas previstas e executadas detalhadas por categoria econômica, origem, no caso das receitas e grupo de natureza de despesa. No caso das despesas, um quadro da execução dos restos a pagar não processados e demonstra, por grupo de natureza de despesa, os rpp inscritos liquidados pagos cancelados e o saldo um.
Quadro da execução dos restos a pagar processados, que demonstra por grupo de natureza de despesa os RPP inscritos pagos cancelados e o saldo. Nesse instante você se ligou que para o cálculo do indicador de desempenho na realização da Receita, é utilizada a fase da arrecadação, momento em que o contribuinte devedor efetua o pagamento ao agente arrecadador e não do recolhimento dos recursos para a conta única do ente da Federação. Isso porque, conforme já mencionado no balanço orçamentário, utiliza se a regra do regime misto constante no artigo treze e cinto da Lei quatro mil três Cem vinte mil nove cem dezasseis e quatro relembra as situações possíveis para esse indicador.
Um. Quando a receita realizada é menor que a receita prevista, teremos insuficiência de arrecadação. Dois Quando a receita realizada é maior que a receita prevista, teremos excesso de arrecadação. Três Quando a receita realiz... Ler mais