Economia EmÁudio: Como Funcionam as Elasticidades - Parte Dois
E aí, jovem. Bem-vindo de volta. Sem enrolação, vamos continuar nosso papo sobre elasticidade e como elas funcionam na verdade. Som na caixa.
Lembra que no áudio passado eu te dei um exemplo, deixa eu refrescar a sua memória. Na aula passada, te pedi para imaginar uma demanda por dois bens. Aí depois pedi para que você imaginasse que em um primeiro momento, o preço do bem A está vinte reais e a quantidade de demanda é de duzentos. Já o bem B tem o preço de quarenta reais e a quantidade de demanda cento e sessenta.
Em um segundo momento, o preço do B vai para vinte e quatro reais e a quantidade de demanda cai para cento e vinte, enquanto no bem B o preço vai para quarenta e oito reais e a quantidade de demanda vai para cento e cinquenta e dois. Nós já conversamos sobre o bem, certo?
Agora, vamos bater o papo sobre o B. Substituiremos os valores do preço de B e da quantidade demandada de B na fórmula para acharmos a variação, entendeu? Ficará assim. Preço final, menos o preço inicial sobre o preço inicial. Nosso cálculo ficará assim quarenta e oito, menos quarenta sobre quarenta. Teremos então oito sobre quarenta que é igual a zero vírgula dois. Ou seja, turma, vinte por cento. Então, a variação percentual do preço foi de vinte por cento, o que significa dizer que o preço aumentou vinte por cento.
Agora, a quantidade demandada de B. Vamos conferir. Quantidade de demanda final, menos a quantidade de demanda inicial sobre a quantidade de demanda inicial. Nosso cálculo ficará assim: cento e cinquenta e dois menos cento e sessenta sobre cento e sessenta. Beleza? Teremos então menos oito sobre cento e sessenta que é igual a zero vírgula zero cinco, ou seja, pessoal, menos cinco por cento. Portanto, a quantidade demandada de B caiu cinco por cento. Lembre que o sinal de menos indica que caiu. Ok?
Repare que, enquanto o bem A aumentou o seu preço em vinte por cento, sua quantidade demandada caiu quarenta por cento. Agora, quando o bem B aumentou o preço em vinte por cento, a quantidade demandada caiu apenas cinco por cento. Ou seja, a turma, tanto a quantidade demandada do bem A quanto a do bem B caíam, mas a quantidade demandada do bem A caiu bem mais, né, gente? Quare... Ler mais