Áudio aula | 03 - A Elasticidade - Preço da Demanda (EPD) - Parte 1 | Economia | EmÁudio Concursos

Economia EmÁudio: A Elasticidade Preço da Demanda - EPD Parte 1

Olá! Voltei como prometido, vamos bater um papo agora sobre a elasticidade preço da demanda E P D. Aperta o play aí. Vamos lá.

A elasticidade preço da demanda ou da procura é a elasticidade mais cobrada nas provas. Então, muita atenção: ela indica a variação percentual da quantidade demandada de um bem em função da variação percentual do preço deste mesmo bem. 

Como já estudamos, sua fórmula é dada por variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual do preço daquele mesmo bem. É só lembrar que a elasticidade de preço da demanda é a variação percentual da quantidade demandada sobre a variação percentual do preço e que variação percentual é final menos inicial sobre inicial. Mas agora vamos pegar os dados que usamos como exemplo em áudios passados para calcular a elasticidade de preço da demanda.

Não sei se você lembra, mas quando calculamos a variação na quantidade demandada e no preço, chegamos ao seguinte: variação percentual no preço do bem A foi de vinte por cento e na quantidade demandada do bem A, foi menos quarenta por cento. Já no bem B, a variação percentual no preço também foi de vinte por cento, enquanto a variação percentual da quantidade demandada foi de menos cinco por cento. 

Substituindo os valores na fórmula da elasticidade de preço da demanda, temos o seguinte para o bem A. Vamos lá: quantidade demandada sobre o percentual no preço. Nosso cálculo vai ficar assim: menos quarenta por cento sobre vinte por cento. Ok? Teremos menos dois sobre um, que é igual a menos dois.

Já para o bem B, vamos lá: quantidade demandada sobre o percentual no preço. Nosso cálculo será menos cinco por cento sobre menos vinte por cento. Teremos então menos um sobre quatro, que é igual a menos zero vírgula vinte cinco. Portanto, pessoal, a elasticidade preço da demanda para o bem A seria de menos dois, enquanto que a elasticidade preço da demanda para o bem B seria de zero vírgula vinte e cinco. Menos um sobre quatro. Aqui, precisamos perceber duas coisas, pessoal. 

A primeira é que a elasticidade e preço da demanda é um número negativo, né? Nos exemplos que demos tanto a elasticidade e preço da demanda do bem A é negativa, elasticidade e preço da demanda é igual a dois, quanto a... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Economia - Elasticidades - 03 - A Elasticidade - Preço da Demanda (EPD) - Parte 1: SAIBA MAIS