Economia EmÁudio: Renda da Demanda - Parte Dois
Fala, galera. Bem vindo de volta. Claro, né. Lembra que no áudio passado, nós estudamos diversos exemplos de variação percentual da renda? Que é a mesma para todos os bens, né? Renda final, menos renda inicial sobre a renda inicial. Te dei quatro bens A, B, C e D, tá lembrado?
Agora que já temos as variações de cada um dos bens, vamos substituir pessoal na fórmula da elasticidade da renda da demanda. Lembre que a variação percentual da renda é de trinta por cento para todos os bens.
Bom, legal! No bem A, o cálculo será menos dez por cento sobre trinta por cento, que é igual a um sobre três, que dá menos zero vírgula três, três, três. Para o aumento de trinta por cento da renda causou um decréscimo de dez por cento na quantidade demandada.
Por isso, como o aumento de renda causou uma redução na quantidade demandada, dizemos que o bem A é um bem inferior. Isso é explicado porque a elasticidade da renda da demanda do bem A é negativa. Portanto, turma, sempre que a elasticidade da renda da demanda de um bem for negativa, estaremos diante de um bem inferior.
Agora, já no bem B, vamos conferir. O cálculo será vinte por cento sobre trinta por cento, que dará dois sobre três, que é igual a zero vírgula seis, seis, seis.
Para o bem B, aumento de trinta por cento da renda causa um acréscimo de vinte por cento na quantidade demandada, ou seja, turma, o aumento na renda aumentou o consumo por esse bem, e por isso estamos diante de um bem normal. Só que como a elasticidade da renda da demanda é menor que um, apesar do bem B ser um bem normal, a demanda pelo bem B é inelástica, pouco sensível em relação à renda.
Agora, já no bem C, teremos trinta por cento sobre trinta por cento, que é igual a um sobre um, que dá um. Certo? Para o bem C, aumento de trinta por cento da renda causa um aumento dos mesmos trinta por cento na quantidade demandada.
Estamos novamente diante de um bem normal, o aumento na renda causa aumento na quantidade demandada. Interessante notar que a renda e a quantidade demandada variaram na mesma proporção, ambos subiram trinta por cento. Não é mesmo?
Nesse caso, pessoal, estamos diante de uma elasticidade de renda na demanda unitária. Por fim, o bem D, d de dado que será cinquenta por cento sobre trinta por cento que será igual a cinco sobre três que é igual a um vírgula seis, seis, seis.
Por fim, o bem D apresentou aumento de trinta por cento da renda e aumento de cinquenta por cento na quantidade demandada. Estamos diante de um bem normal tam... Ler mais