Áudio aula | 10 - Preço Cruzada da Demanda | Economia | EmÁudio Concursos

Economia EmÁudio: Preço Cruzada da Demanda

Olá, pessoal! Bem vindo de volta. Chegamos no áudio que fala da elasticidade preço cruzada da demanda. Preparado para aprender mais um pouquinho? Aumentem o som aí e venham comigo.

Gente, a elasticidade preço cruzada da demanda (EPC) é bem parecida com a elasticidade preço da demanda. A única diferença é que, em vez de usarmos a variação percentual do bem em questão, usamos a variação percentual de outro bem. Ou seja, vemos se a variação percentual do preço do bem Y impacta na variação percentual da quantidade demandada do bem X. Para a elasticidade preço cruzada da demanda, fazemos o cálculo do mesmo jeito, mas usando o preço de outro bem.

Quando a elasticidade preço cruzada da demanda for menor que zero, negativa, os bens serão complementares. É o caso, por exemplo, do hambúrguer artesanal e do pão, como os dois bens são consumidos em conjunto, serão complementares e apresentarão elasticidade preço cruzada da demanda negativa. Faz sentido? Se não faz, vai fazer. Se liga só: se a elasticidade preço cruzada da demanda é negativa, significa que a variação do preço do bem Y causa uma variação em sentido contrário na demanda pelo bem X.

Ou seja, turma a elasticidade preço cruzada da demanda ser negativa significa que o aumento do preço de Y reduz a demanda por X e vice-versa. O aumento do preço do bem Y faz com que os consumidores demandem menos Y, como os bens são complementares, consumidos conjuntamente, como hambúrguer artesanal e pão, dema... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Economia - Elasticidades - 10 - Preço Cruzada da Demanda: SAIBA MAIS