Áudio aula | 01 - Motivação e os 5 V´s | Tecnologia da Informação | EmÁudio Concursos

Tecnologia EmÁudio: Motivação e Os Cinco V's

Olá, jovem! Tudo bem? Bem vindo a mais um módulo do nosso curso de tecnologia da informação em áudio. Que alegria ter você por aqui!

Bom gente! Neste módulo bateremos um papo sobre big data. Você já ouviu falar nesse termo? Aperta o play e vamos juntos conhecer isso.

Bom gente! Ao contrário do que muitos pensam, apesar do termo big, esse conceito não está relacionado apenas ao tamanho dos conjuntos de dados, mas também há diversas outras características importantes com a transformação digital, a popularização dos smartphones e a ampliação do acesso à internet, a quantidade de usuários online é cada vez maior.

Em dois mil e dezessete havia cerca de três vírgula oito bilhões de pessoas conectadas à internet, trezentos milhões a mais do que no ano anterior. Esse número, turma, já é certamente muito maior e só tende a aumentar.

A medida em que o acesso à internet é ampliado mais e mais usuários a utilizam e produzem cada vez mais conteúdo em diversos locais e formatos.

Novos conceitos como a internet das coisas e o cinco G, prometem ampliar de forma muito intensa a quantidade de pessoas e dispositivos conectados à internet. Para você ter uma ideia, em dois mil e dezessete, essas pessoas produziam cerca de quatrocentos e sessenta e três mil tweets.

Quinze mil postagens no Instagram e usuários do YouTube assistiam a mais de quatro milhões de vídeos. Tudo isso a cada minuto é uma quantidade absurda de dados produzidos a todo instante.

Essa quantidade toda de dados gerada de forma muito veloz e nos formatos mais variados traz uma série de oportunidades para se analisar os dados e extrair valiosas informações a partir deles. Mas essa quantidade toda também traz inúmeros desafios, sabia?

Algumas estimativas indicam que mais de noventa e cinco por cento de todos os dados gerados são não estruturados. Outras são mais conservadoras e apontam que esse valor seria na ordem de oitenta por cento.

De todo modo, temos que esse caráter não estruturado, sem nenhuma estrutura fixa, torna esses dados difíceis de se organizar e classificar. É nesse contexto, turma, que surge o conceito de big data que trata desses dados em grande volume que se apresentam em uma variedade de formatos e tem uma grande velocidade de produção.

Big Data, portanto, anota aí é um termo utilizado para se referir a grandes conjuntos de dados que são de difícil processamento em bancos de dados e programas tradicionais.

Assim, as ferramentas e sistemas associados à big data são mais voltados a trabalhar com esses grandes conjuntos de dados predominantemente não estruturados possibilitando a extração de algum tipo de utilidade disso tudo através de diversas técnicas.

Jovem, um detalhe importante para sua prova é se lembrar que Big Data não trata de dados exclusivamente não estruturados. Também pode haver dados estruturados aí no meio só que os não estruturados que predominam. Fique ligado.... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Tecnologia da Informação - Big Data - 01 - Motivação e os 5 V´s: SAIBA MAIS