Tecnologia EmÁudio: Visualização
E aí, turminha querida. Tudo certo? Bora ser aprovado? É o que todo mundo quer, não é mesmo? Então aperta o play aí. Bora falar sobre a visualização, turma.
Como vimos, um dos cinco "Vs" de Big Data é o valor. Segundo essa propriedade, os dados e ferramentas de Big Data devem ser capazes de gerar algum tipo de valor para a organiação.
Quando se utiliza Big Data a aplicação geralmente tem propósito analítico, ou seja, permitir a análise dos dados e a extração de informações úteis para as organizações.
Nesse sentido, é necessário disponibilizar os dados em algum formato compreensível pelos usuários do negócio que irão realizar a análise. Aqui podemos empregar técnicas de visualização em gráficos e em dashboards da mesma maneira como fazemos nas aplicações de negócios em telas. Nada impede também que combinemos.
A escolha do tipo de visualização vai sempre depender de vários fatores, como a natureza dos dados, o tipo de análise realizada (preditiva, prescritiva, descritiva), quais perguntas que se quer responder e o nível de conhecimento dos usuários que irão utilizar a ferramenta.
Em relação ao cenário específico de Big Data, há algumas técnicas interessantes para se analisar os dados, como tag clouds, clusters, HS Flow e Special Information Flow. Calma, vamos falar sobre cada uma delas? Fique tranquilo.
A técnica Tag Clouds, ou Word Clouds, cujo nome é geralmente traduzido como "Nuvem de palavras", é uma técnica de visualização que exibe as palavras que aparecem mais frequentemente em um conjunto de dados textuais. Palavras que aparecem com mais frequência no conj... Ler mais