Tecnologia EmÁudio: Resumão EmÁudio sobre Big Data
Olha nós aí. Cheguei chegando e cheguei com tudo. Bem vindo de volta, pessoal! Preparado para o nosso super resumão em áudio? O resumão da aprovação? Aperta o play e você vai se amarrar.
Bom, vamos relembrar tudo então. Quero começar nosso resumão com o conceito de big data. Você lembra? Big data é um termo utilizado para se referir a grandes conjuntos de dados que são de difícil processamento em bancos de dados e programas tradicionais. Show!
As características associadas à big data foram consolidadas em um conceito chamado de três V's. Esses três "V's" são a forma mais bem aceita de se entender e caracterizar big data, além de serem frequentemente cobrados em prova.
Os três "Vs" são: volume, variedade e velocidade. O Volume, turma, se refere à quantidade de dados produzidos. Como o nome já diz, está associado a enormes conjuntos de dados, já a velocidade corresponde à rapidez com que esses dados são gerados. Redes sociais, por exemplo, podem receber milhões de postagens por minuto.
Já a variedade é um conceito associado aos diferentes formatos e graus de estrutura em que os dados se encontram hoje em dia. Mas, mais recentemente, têm sido bem aceitos e às vezes cobrados em prova.
Mais dois conceitos. Anota aí: veracidade e valor. A Veracidade mostra uma preocupação maior com a confiabilidade e com a organização dos dados. O valor é uma das características mais simples de se entender do big data. Tranquilidade total até aqui? Bora Relembrar do Big Data Analytics.
Big Data Analytics é um termo que se refere à análise desses conjuntos grandes e complexos de dados estruturados e não estruturados. Para realizar a análise sobre big data, são utilizadas ferramentas e equipamentos de alta performance, muitas vezes com o auxílio de computação distribuída, utilizando várias máquinas conectadas que trabalham de forma conjunta.
Éisso. Bom, as técnicas de análise em Big Data também geralmente envolvem a utilização de algoritmos estatísticos avançados e um forte foco em análise preditiva. Isso mesmo, aquela que busca apontar o que está por vir no futuro e indicar tendências.
Quando se trata de big data, costuma se citar quatro tipos de análises de dados diferentes, com base claro nos objetivos de cada uma: preditiva, prescritivo, descritiva e diagnóstica. Fácil demais, não é não?
E, por fim, mas não menos importante precisamo... Ler mais