Tecnologia Da Informação EmÁudio: Índices
Fala galera. Chegou a hora dos índices, né? Vamos falar sobre isso, Som na caixa e atenção hein.
Gente, o Mongo DB assim como outros SGBD de vários tipos, utiliza índices para melhorar a performance das consultas. Sem utilizar índices, o Mongo DB precisaria procurar todos os documentos da coleção para poder encontrar aqueles que satisfazem os critérios de uma consulta.
O Manual do Mongo DB define os índices como estruturas especiais de dados que armazenam uma pequena parte dos dados da coleção em uma forma fácil de se navegar. Então quer dizer essa definição captura bem o espírito dos índices, que são métodos de acesso alternativos que representam uma forma de atalho para se encontrar os dados no banco de dados mais rapidamente.
No Mongo DB, os índices armazenam os valores do campo indexado ou o conjunto de campos de forma ordenada. Isso permite que o índice seja usado tanto em consultas, operações de igualdade ou com operações de intervalos de valores, operações do tipo maior que e menor que e por aí vai. Essa ordenação também permite que o Mongo DB retorne de forma mais veloz os resultados ordenados de consultas, o que pode ser feito com o comando sort equivalente ao ORDER BY do SQL.
O Mongo DB turma trata a restrição de unicidade dos valores dos atributos como um índice também. É um índice unique , assim como temos nos SGBD relacionais, quando você cria uma coleção, o Mongo DB indexa automaticamente o campo _id com um índice unique, para garantir que não haverá valores repetidos nesse ca... Ler mais