Auditoria EmÁudio: Testes de Controle
Como você já sabe, os procedimentos de auditoria, quanto à sua finalidade ou natureza, podem ser classificados em: 1) procedimentos de avaliação de riscos; 2) testes de controle e 3) procedimentos substantivos.
No áudio anterior, estudamos sobre os procedimentos de avaliação de riscos. Agora, vamos estudar os testes de controle. Então vamos começar.
Os testes de controle visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
Ou seja, são os procedimentos de auditoria planejados para avaliar a efetividade operacional dos controles internos da entidade na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.
Os testes de controle são os procedimentos típicos para a coleta de evidências sobre o controle interno da entidade.
É Preciso ter um pouco de atenção, pois as NB seis antigas denominavam os testes de controle como testes de observância, podendo ainda ser encontradas questões que apresentem como sinônimos de testes de controle, os seguintes termos: testes de observância, testes de aderência e testes de procedimentos.
Vou trazer uma informação muito importante e quero que você fique atento. Então, aumenta o som aí.
Aprendemos que os procedimentos de avaliação de risco também podem fornecer evidências sobre o controle da entidade, embora não tenham sido planejados como testes de controle.
Lembrem-se que os procedimentos de avaliação de risco são os procedimentos de auditoria aplicados para obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade para a identificação e avaliação dos riscos de distorção relevantes, independentemente se causadas por fraude ou por erro nas demonstrações e nas afirmações.
Porém, se o procedimento de auditoria for aplicado para tirar conclusões sobre o controle interno, a sua natureza será teste de controle. Isso é importante porque muitas questões, de forma direta ou indireta, solicitam que se identifique o procedimento aplicado a um caso concreto.
Então, se fizer referência ao controle interno será: Teste de controle; se fizer referência a procedimentos aplicados para obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno, serão procedimentos de avaliação de riscos.
Vamos, então, analisar algumas questões para ajudar a fixar melhor o conteúdo. Esta será adaptada da banca CE... Ler mais