Auditoria EmÁudio: Procedimentos Substantivos
Olá! Neste áudio estudaremos sobre os procedimentos substantivos. Vamos lá. Para contextualizar, vimos que os procedimentos de auditoria, quanto à sua finalidade ou natureza, podem ser classificados em: 1) procedimentos de avaliação de riscos; 2) testes de controle; e 3) procedimentos substantivos.
Nos áudios anteriores, estudamos sobre os procedimentos de avaliação de riscos e testes de controle. Então, vamos agora falar sobre os procedimentos substantivos. Vamos lá.
Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Visa à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.
Os procedimentos substantivos incluem os testes de detalhes e os procedimentos analíticos substantivos, também chamado de revisão analítica. Vamos detalhar cada um a seguir.
Primeiro, temos o chamado Testes de detalhes, também conhecido como classes de transações, de saldos de contas e de divulgações. O teste de detalhes procura identificar e validar os registros mediante os procedimentos de auditoria.
A palavra-chave para identificar um teste de detalhe é a validação dos registros. O auditor tem o objetivo de buscar a evidência que suporte a fundamentação do registro.
Em resumo, o teste de detalhes visa confirmar o saldo das contas em um sentido amplo. Para confirmar, por exemplo, o valor registrado na conta de empréstimos a pagar, o auditor pode realizar vários procedimentos, como verificar os contratos, solicitar a confirmação dos credores, conferir os cálculos de juros, verificar os extratos bancários, entre outros.
Em segundo, temos o chamado procedimentos analíticos substantivos também conhecido como revisão analítica. Os procedimentos analíticos são avaliações das informações feitas por meio do estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Incluem a investigação de flutuações e relações que sejam inconsistentes com outras informações relevantes.
Os procedimentos analíticos, como o nome sugere, envolvem análises, cálculo de índices e linhas de tendência. Procedimentos analíticos compreendem também o exame necessário de flutuações ou relações identificadas, que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados. Resumindo, é uma análise acerca das relações de correlação de variáveis com outros índices que nos permitem estabelecer tendências e previsões.
Por exemplo, uma análise da relação dos impostos sobre o faturamento, ou seja, os impostos sobre faturamento aumentam conforme cresce o faturamento, ou uma análise das despesas de depreciação com o valor do ativo imobilizado, ou seja, as despesas de depreciação se relacionam com o valor do ativo imobilizado e assim por diante.
Portanto, é por meio dos procedi... Ler mais