Auditoria EmÁudio: Procedimentos Analíticos (revisão analítica) e Reexecução
Olá! Vamos dar continuidade aos nossos estudos sobre os tipos de procedimentos. Neste áudio, veremos sobre os procedimentos analíticos, também chamados de revisão analítica e a reexecução.
Vamos começar pelos procedimentos analíticos. Os procedimentos analíticos podem ser utilizados tanto nos procedimentos de avaliação de riscos, como nos procedimentos substantivos. Definimos os procedimentos analíticos nos tópicos relativos a esses dois procedimentos.
Para relembrarmos, os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio do estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.
Os procedimentos analíticos, como o nome sugere, envolvem análises, cálculo de índices e linhas de tendência. Resumindo, é uma análise acerca da existência de relações de correlação de variáveis com outros índices que nos permitem estabelecer tendências e previsões.
Por exemplo, uma análise da relação dos impostos sobre o faturamento, ou seja, os impostos sobre o faturamento aumentam conforme cresce o faturamento, ou uma análise das despesas de depreciação com o valor do ativo imobilizado. Ou seja, as despesas de depreciação se relacionam com o valor do ativo imobilizado e assim por diante.
Existe uma informação muito importante que eu quero que você fique atento, então aumenta o som aí.
Os procedimentos analíticos ou procedimentos de revisão analítica têm o intuito de verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas. Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar o que vou citar a seguir:
1. O objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis.
2. A natureza do órgão/entidade e o conhecimento adquirido em fiscalizações anteriores.
3. A disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Vamos então analisar algumas questões para ver como o conteúdo é cobrado nas provas. A primeira questão será adaptada da banca CESPE. Vamos lá.
"A realização de comparações entre informações e entre indicadores ... Ler mais