Auditoria EmÁudio: Procedimentos de Auditoria em Itens Específicos: Ativo - Conta Caixa
Olá! Estudaremos agora os procedimentos de auditoria em itens específicos, e neste áudio veremos sobre a conta caixa, que fica dentro do ativo.
Inicialmente, você deve saber que, ao analisar o ativo de uma instituição, é comum que os procedimentos de auditoria objetivem testar a existência de avaliações. Dessa forma, os principais itens avaliados envolvem a conta caixa, bancos, contas a receber, estoques, investimentos e imobilizado. Veremos uma por uma.
Vamos começar pela conta Caixa. As contas caixas e equivalentes de caixa, por serem ativos de alta liquidez, normalmente possuem um risco inerente maior, podendo ser facilmente desviados e usados para fins não autorizados. Dessa forma, antes de o auditor executar procedimentos e exames das disponibilidades, é importante que ele avalie os riscos das contas envolvidas, além de testar o controle interno.
Logo, é interessante, no exame das disponibilidades, verificar os seguintes controles internos relacionados a essa conta:
- Sistemas de autorização
- Sistemas de segregação de funções
- Controles de pagamentos e recebimentos
- Conciliações
- Acesso aos ativos
Com relação ao caixa, o principal procedimento é efetuar a contagem física de numerário. A contagem de caixa é importante, e essa contagem física deve ser executada sem aviso prévio. E se houver mais de um caixa, deve-se fazer a contagem de forma simultânea para evitar transferência de numerário de um caixa para o outro, a fim de encobrir desfalques e burlar a contagem.
Ademais, durante o processo, o auditor não deve permanecer sozinho de posse do numerário, fazendo-se acompanhar sempre pelo representante da entidade ou responsável pelo caixa. Portanto, com relação ao caixa, o principal objetivo dos procedimentos de auditoria é concluir pela validade da afirmação de existência.
Para a execução desses procedimentos, é importante que o auditor delimite um período de tempo objeto da contagem, para certificar-se de que tudo até essa data determinada esteja registrado de forma correta. Isso acontece porque, enquanto o auditor está realizando os testes de auditoria, a empresa continua em plena operação, recebendo os recursos de suas atividades e efetuando os pagamentos.
Nessas condições, é impossível efetuar uma contagem de caixa, por isso é preciso determinar a data de corte. Entendeu?
Por fim, vale mencionar que, além de executar os testes substantivos mencionados anteriormente, o auditor pode utilizar os procedimentos estudados no tópico anterior. Por exemplo, pode utilizar a indagação para questionar funcionários, a inspeção para inspecionar documentação e também pode obse... Ler mais