Auditoria EmÁudio: Procedimentos de Auditoria em Itens Específicos – Passivo
Olá! Daremos continuidade ao conteúdo sobre procedimentos de auditoria em itens específicos e iniciaremos a parte do passivo. Vamos lá!
Você se lembra que os testes das contas do ativo e de receitas são, na maioria dos casos, aplicados para verificar a ocorrência de superavaliação? Pois bem, no caso dos passivos e das despesas, ocorrerá o contrário. Os passivos e as despesas serão mais testados para verificar a existência de subavaliação.
Para entender essa lógica, basta você reparar que quanto maior for o ativo ou a receita de uma instituição, melhor será para ela. Então, se alguém quiser fraudar alguma informação para demonstrar que a empresa está melhor do que a realidade, esse alguém provavelmente tentará superavaliar os ativos e receitas.
Por outro lado, quanto menor for o passivo ou despesas de uma instituição, melhor será para ela. Então, se alguém quiser esconder algo pela manipulação dos passivos ou das despesas, será no sentido de subavaliá-los. Fique com essa informação em mente. Bom, prosseguindo à ocorrência, classificação, valoração e integridade são algumas das afirmações a serem validadas no passivo.