Auditoria EmÁudio: Tamanho da Amostra e Fator de Confiança
Olá! Neste áudio, vamos falar sobre o tamanho da amostra e o fator de confiança. Vamos lá.
A amostragem em testes de controle não se destina a testar valores e saldos contábeis, mas sim a verificar o nível de desvios aos controles estabelecidos. Assim, nem todos os controles são passíveis de serem submetidos a um exame amostral, uma vez que, para serem testados, devem deixar um rastro documental ou de execução, como autorizações, assinaturas e registros de acesso em sistemas.
Dessa forma, a amostragem em testes de controle é uma amostragem de atributos. Atributo é uma qualidade contida na população que o auditor deseja identificar, que, em testes de controle, normalmente assume dois valores: conforme e não conforme. A amostragem, então, nos retornaria dois subconjuntos: aqueles que estão conforme aos critérios estabelecidos e aqueles que estão não conformes.
Como não temos aqui os valores monetários para erro tolerável, trabalhamos com uma taxa de desvio tolerável que corresponde aos eventos classificados como sucesso ou fracasso. Assim, o tamanho das amostras é determinado a partir da seguinte fórmula: Fator de confiança dividido pela taxa de desvio tolerável.
A seguir, veremos uma lista de fatores de confiança para diversos níveis de confiança. Por exemplo, se for necessário um nível de confiança de 95%, o fator de confiança a ser usado seria três. Devemos saber que quanto maior o fator de confiança, maior será o tamanho da amostra e menor o risco.
Vou citar. 1) Para um nível de confiança de 75%: o fator de confiança seria um vírgula quatro. 2) Para um nível de confiança de 80%: o fator de confiança seria um vírgula seis;
3) Para um nível de confiança de 85%: o fator de confiança seria um vírgula nove; 4) Para um nível de confiança de 90%: o fator de confiança seria dois virgula três; 5) Para um nível de confiança de 99%: o fator de confiança seria quatro vírgula seis.
Por exemplo, vamos supor que precisamos definir a amostra para test... Ler mais