Áudio aula | 24 - Métodos de seleção da amostra | Auditoria | EmÁudio Concursos

Auditoria EmÁudio: Métodos de Seleção da Amostra

Olá! Primeiramente, parabéns! Você chegou no último áudio desse módulo. Feliz? É para estar. Neste áudio, iremos estudar sobre os métodos de seleção da amostra. Vamos detalhar sobre os métodos estatísticos e os métodos não estatísticos. Preparado? Vem comigo. Primeiro vamos falar sobre os métodos estatísticos.

Segundo a NBCTA 530, existem muitos métodos para selecionar amostras. Os principais são os seguintes:

1) Seleção Aleatória: A seleção aleatória é a seleção aplicada por meio de geradores de números aleatórios, como por exemplo tabelas de números aleatórios.

2) Seleção Sistemática: A seleção sistemática é a seleção em que a quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem. Por exemplo, cinquenta. E após determinar um ponto de início dentro das primeiras cinquenta, toda a quinquagésima unidade de amostragem seguinte é selecionada.

Embora o ponto de início possa ser determinado ao acaso, é mais provável que a amostra seja realmente aleatória se ela for determinada pelo uso de um gerador computadorizado de números aleatórios ou de tabelas de números aleatórios. Ao usar uma seleção sistemática, o auditor precisaria determinar que as unidades de amostragem da população não estão estruturadas, de modo que o intervalo de amostragem corresponda a um padrão em particular da população.

3) Amostragem de Unidade Monetária: Amostragem de unidade monetária é um tipo de seleção com base em valores, na qual o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em valores monetários.

4) Amostragem por Conglomerado: Na amostragem por conglomerado, cada unidade de amostragem é um grupo ou conglomerado. Dividimos a população em grupos e cada um deles representa uma amostra constituída por todos os elementos que compõem o conglomerado selecionado. Cada conglomerado é heterogêneo internamente e homogêneo entre os demais conglomerados.

São selecionados grupos de unidades conglomerados e não unidades de análise, indivíduos da população. Em geral, os conglomerados são escolhidos de forma aleatória, de forma a serem homogêneos entre si e heterogêneos dentro. Em seguida, são analisados todos os elementos que os compõem.

Atenção, cuidado para não confundir a amostragem estratificada com conglomerados. Note que cada conglomerado é heterogêneo internamente, mas homogêneo entre os demais conglomerados. Já a estratificação consiste em dividir uma população em subpopulações, cada qual contendo um grupo de unidades de amostragem com características homogêneas ou similares, porém heterogêneos entre os extratos. Ok?

Vamos agora falar sobre os métodos não estatísticos. Os principais métodos não estatísticos são:

1)) Seleção ao Acaso: Seleção ao acaso é uma seleção na qual o auditor seleciona amostr... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Auditoria - Técnicas, Procedimentos e Amostragem - 24 - Métodos de seleção da amostra: SAIBA MAIS