Áudio aula | 02 - Conceito de Qualidade e a Evolução do Conceito de Qualidade – Parte 2 | Administração Geral | EmÁudio Concursos

Administração Geral em Áudio: Conceito de Qualidade e a Evolução do Conceito de Qualidade - Parte 2

Fala meu querido, tudo certo! Vamos continuar nossos estudos sobre o conceito de qualidade e a evolução do conceito de qualidade. Vamos juntos.

Agora vamos falar da evolução do conceito de qualidade. Esse tema tem incidência média em provas, hein? Tá preparado? Vamos lá.

Até o período que antecedeu a Revolução Industrial, a qualidade era uma atividade de autocontrole realizada pelos artesãos. A produção era em pequena quantidade, sendo que cada produto e peça era ajustada manualmente. Como o artesão desenvolvia todas as atividades, desde a concepção do produto até a sua comercialização, não havia necessidade de inspeção formalizada.

No início do século XX, com a linha de montagem e a produção em massa, a prática do controle da qualidade mudou substancialmente. Foi separado o controle da qualidade da produção e foram criados os departamentos de inspeção. A inspeção tinha por objetivo separar os produtos bons daqueles que apresentavam defeitos, ou seja, o objetivo da gestão de qualidade era garantir a uniformidade. Esse processo era feito antes do despacho para os consumidores.

Temos como marco formal da adoção do controle de qualidade a publicação da obra de G.S. Redford, The Control of Quality in Manutacturing, em 1922. Já no final da década 1920, W. Shewhart desenvolveu as cartas de controle de processo. Shewhart introduziu ferramentas estatísticas para estabelecer um modelo de variabilidade máxima da resposta de um processo produtivo e, a partir desse modelo, passou a monitorar a qualidade do processo de fabricação. Na década seguinte, final da década de 1930, Dodd e Roaming desenvolveram técnicas para realizar inspeção em lotes de produtos por meio de amostragem. Nesse processo, adotaram uma abordagem probabilística para a previsão da qualidade do lote a partir da qualidade da amostra.

Amigo, entender isso é fácil. Pense que você está fazendo uma sopa de feijão para o jantar da sua família e deseja saber se a sopa está adequadamente temperada. O que você faz? Toma a sopa toda para descobrir ou retira com uma colher um pouco da sopa? Mais racional, nesse caso, é retirar uma pequena e, a partir do que concluir sobre essa amostra, você deduzirá se a sopa toda está ou não está temperada. Essa é exatamente essa ideia básica do processo de inspeção por meio de amostragem. E para que ele apresente um bom nível de confiança, são necessários diversos procedimentos estatísticos.

Essas técnicas de inspeção... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Administração Geral - Gestão de Qualidade - 02 - Conceito de Qualidade e a Evolução do Conceito de Qualidade – Parte 2: SAIBA MAIS