Administração Geral EmÁudio: Dimensões da Qualidade e Principais teóricos e suas contribuições para a qualidade - Parte 1
Bem-vindo de volta ao curso de gestão da qualidade emáudio, meu querido. Aperte o play aí. Nesse áudio vamos falar sobre as dimensões da qualidade. Este é um tópico com pouca incidência em prova, mas temos que saber. Então, vamos lá.
De acordo com Garvin, existem oito componentes ou dimensões da qualidade. Essas dimensões foram construídas a partir da perspectiva do cliente. Vamos entender. Imagine, por exemplo, que você tem o produto A e o produto B e quer saber qual deles possui mais qualidade. Uma alternativa para realizar essa comparação é utilizar as dimensões da qualidade. São elas:
A primeira, as características, está relacionada aos fatores diferenciados em relação aos seus concorrentes. Você deve perguntar o que o produto faz. A segunda, o desempenho, está relacionado à capacidade de o produto atender a sua finalidade. Aqui, você deve perguntar se o produto realizará a tarefa pretendida. A terceira é a confiabilidade, está relacionada ao grau de ausência de falhas. Quanto menor a ... Ler mais