Administração Geral em Áudio, Dimensões da Qualidade e Principais Teóricos e suas Contribuições para a Qualidade - Parte 3
Ola amigo, beleza! Ainda não finalizamos nosso papo sobre os principais teóricos. Sem enrolação, não vamos perder tempo. Tempo é dinheiro.
Falarei agora sobre Joseph M. Juran. Aumenta o som aí.
Assim como Shewhart, Juran trabalhou no Departamento de Estatística da Western Eletric. E, assim como Deming, atuou no Japão pós-Guerra. O que alçou uma projeção mundial aos seus livros Planning and Analysis e Quality Control de 1951. Managerial Breakthrough de 1964, entre outros.
Foi o primeiro a propor uma abordagem dos custos da qualidade, classificando-os em três categorias. São elas: falhas externas e internas, prevenção e avaliação. Propôs ainda a ideia de trilogia da qualidade que é o planejamento, o controle e a melhoria da qualidade. Explicarei a seguir o que é cada um.
Planejamento da qualidade, onde ficam definidos os objetivos de desempenho e as ações necessárias.
Controle da qualidade, faz a avaliação do desempenho operacional. Compara o planejado com o alcançado e corrige eventuais desvios.
Por fim, a melhoria da qualidade. Ela busca promover melhorias incrementais nos níveis de desempenho de uma empresa, tornando-a mais competitiva.
Definições de qualidade, segundo Juran: qualidade é uma barreira de proteção à vida, e qualidade é a adequação ao uso.
Vamos para mais um teórico, Armand Feigenbaum. A partir da década de 1950, a gestão da qualidade foi deixando de ser uma simples análise do produto ou do serviço e passando a constituir uma preocupação da empresa como um todo. Nesse processo, Feigenbaumfoi o primeiro a tratar a qualidade de forma sistêmica nas organizações. Para tanto, formulou o sistema de controle total da qualidade.
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