Administração Geral EmÁudio: Dimensões da Qualidade e Principais Teóricos e suas Contribuições para a Qualidade - Parte 4
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Vamos continuar nossos estudos. Cola em mim.
Em linha com a ideia do "zero defeito", Crosby conceitua a qualidade como conformidade com as exigências. Atenção agora, hein?
Entre as contribuições de Crosby, a que costuma ser cobrada em provas é a instalação dos círculos de qualidade. No livro de Maximiano, temos que a invenção dos círculos de qualidade foi feita por Kaoru Ishikawa, sendo a paternidade dessa criança - os círculos de qualidade - um pouco controversa.
Para sua prova o que é importante é saber que Crosby defende a instalação de círculos de qualidade e saber o conceito de círculos da qualidade. Segundo Chiavenato, círculo de qualidade é um grupo de pessoas que se reúnem regularmente para discutir meios de melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços. Seu objetivo é assumir a responsabilidade pela qualidade e aplicar todo o potencial criativo de seus membros para que isso aconteça. Esse fortalecimento das equipes, o chamado empoderamento ou empowerment resulta geralmente em economias de custo da qualidade melhorada e maior satisfação do cliente. Além de melhorar o comprometimento pessoal e elevar o moral.
Após falarmos de Crosby, vamos para o próximo, pois temos outro teórico na área, que é Kaoru Ishikawa. Químico japonês, ele teve um importante papel no desenvolvimento da qualidade em seu país natal. Contribuiu diretamente na formulação do controle da qualidade por toda a empresa, traduzido do inglês como Company White Quality Cont... Ler mais