Administração Geral EmÁudio: Modelo de Excelência de Gestão - MEG.
Seja bem-vindo novamente. Que bom que você continua por aqui.
Depois de terminarmos os teóricos, agora vamos falar um pouco sobre o Modelo de Excelência de Gestão. Vamos chamá-lo de MEG, beleza? Vamos com calma, pois temos vários conceitos aqui. Você está preparado? Posso começar? Então, vamos lá.
A excelência consiste no alcance de resultados harmonizados para todas as partes interessadas de uma organização de forma sustentável e proativa. É uma maneira de gerenciar a organização por meio de sistemas, processos e fatos interrelacionados, que maximize a contribuição dos colaboradores e promova novos patamares de desempenho por meio do conhecimento, melhorias contínuas e inovações.
Amigo, a excelência em uma organização está relacionada com sua capacidade de perseguir seus propósitos constantemente. Trata-se de um valor inalcançável que está sempre no horizonte da empresa. Nesse contexto, o MEG propõe-se a ser um modelo de referência, o qual consolida diversas boas práticas relacionadas aos processos organizacionais e reflete, dessa forma, o conhecimento e trabalho de diversas organizações públicas e privadas.
Na busca pela excelência, existe um conjunto de princípios e valores que são compartilhados pelas organizações de classe mundial, organizações que se destacam pelas suas atividades ao redor do mundo. A esse conjunto de princípios e valores dá-se o nome de fundamentos da excelência. A partir desses fundamentos, o MEG propõe que a organização realize uma autoavaliação e, assim, obtenha um diagnóstico da maturidade da gestão. Lembre-se, o MEG é aplicável tanto a organizações públicas quanto a organizações privadas.
Para realizar a autoavaliação no MEG são apresentados fundamentos e critérios de excelência, divididos em subitens aos quais são atribuídas pontuações que permitem identificar o grau de excelência da organização. Essa avaliação pode ser realizada, inclusive, mas não necessariamente, para que a organização participe do Prêmio Nacional da Qualidade, PNQ.
Ah, você sabia que isso já foi abordado pela FCC na prova do TST de 2017? Pois é, vale a pena ficar ligado. Caso a organização opte por participar do Prêmio, também é realizada uma avaliação por agentes externos.
Vamos estudar cada um dos oito fundamentos interrelacionados da excelência. Então, fique ligado, pois esse assunto é cobrado em prova. E você deve memorizar esses fundamentos para não cair em nenhuma pegadinha. Está pronto? Vou começar listando todos os oito fundamentos e depois passo o conceito de cada um.
Os fundamentos são: pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, liderança transformadora, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor.
Vamos conceituar agora. Vem comigo.
O primeiro é o pensamento sistêmico. É o reconhecimento das relações de interdependência e consequências entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.
O segundo fundamento é o compromisso com as partes interessadas, que nada mais é que o gerenciamento das relações com as partes interessadas e sua inter-relação com as estratégias e processos numa perspectiva de longo prazo.
O terceiro é o aprendizado organizacional e inovação, conceituado pela busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.
O quarto é a adaptabilidade. Significa a flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil a novas demandas das partes interessadas e alterações... Ler mais