Administração Geral EmÁudio: Normas ISO
Olá, amigo! Nesse áudio vamos falar sobre as normas ISO, International Organization for Standardization. Que no bom português significa Organização Internacional da Padronização. Sim, aquela ISO que você escuta falar Padrão ISO 9001. Então, ela é uma organização internacional, privada e sem fins lucrativos, que congrega entidades de padronização, normatização de 162 países.
O Brasil é membro da ISO por meio da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, desde a fundação oficial da instituição em 1947. Internamente, outro órgão de destaque na definição de padrões é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - o Inmetro, que é uma autarquia federal que possui, dentre as suas competências, a realização do credenciamento e fiscalização dos organismos que desejam realizar auditorias e certificações de empresas.
A ideia central da ISO é definir critérios e referências e difundir boas práticas para a gestão da qualidade, sendo essa difusão realizada por meio da publicação de manuais denominados de normas ISO. Em 1987, a ISO publicou uma série de manuais que sintetizavam diversas normas nacionais já existentes e que regulamentavam as relações entre fornecedores e compradores. Essa série de manuais ficou conhecida como Normas ISO Série 9000 de Padrões Internacionais. Anos mais tarde, em 1996, foram publicadas as normas ISO 14000 que tratam da administração ambiental. Até hoje, já foram editadas mais de 22 mil normas sobre as mais diversas áreas. Qualidade, meio ambiente, gestão, símbolos gráficos, serviços, tecnologias da informação, etc.
Eu sei que parece loucura mesmo serem mais de 20 mil normas, mas graças a essas padronizações, hoje conseguimos, por exemplo, comprar óculos da China. Imagina se cada país tivesse um padrão diferente para realizar transações bancárias, organizar os endereços ou regras de tecnologia da informação. Coisas que hoje nos parecem tão simples e banais seriam impossíveis.
Para fins de prova, o que precisa saber são noções bem básicas sobre dois conjuntos de normas. O Sistema de Gestão da Qualidade ABNT-NBR ISO 9001 e o Sistema de Gestão Ambiental ABNT-NBR ISO 14001. Vamos estudar cada um desses sistemas individualmente. Preciso da sua atenção agora. Vamos lá! Começaremos pelo Sistema de Gestão da Qualidade ABNT-NBR ISO 9001. Esse é um sistema composto por três normas principais que tratam sobre sistemas de qualidade e gestão ISO 9000, ISO 9001 e ISO 9004.
A ISO 9001 é a norma principal, responsável por apresentar os requisitos de gestão da qualidade e que serve de referência para a certificação de sistemas da qualidade. A ISO 9000 apresenta os princípios de gestão e define o vocabulário. Já a ISO 9004 comenta os requisitos estabelecidos pela ISO 9001 e, portanto, tem por objetivo auxiliar a implementação do Sistema da Qualidade ISO 9001. As empresas buscam essas certificações para transmitir credibilidade aos seus clientes e fornecedores, o que é bem importante no mundo corporativo. Em diversas situações, não se dispõe de informações suficientes para fechar os contratos, de modo que uma certificação internacional em qualidade acaba por influenciar na decisão de um potencial cliente.
Afinal, com a certificação ISO, a organização evidencia que adota práticas internacionalmente aceitas e reconhecidas na gestão da qualidade. Frase essa extraída de uma questão da FGV de 2018. Os princípios de gestão da ISO 9001, desde a edição de 2008, baseiam-se fortemente nos princípios de gestão estabelecidos pela qualidade total. Em seguida, falarei sobre cada um deles. Fique ligado.
Assim, para que seja possível uma compreensão geral da norma, deve-se inicialmente conhecer os sete pr... Ler mais