Administração Geral EmÁudio: Ferramentas da Qualidade - Parte 3
E aí amigo, pronto para mais uma aula? Vamos continuar nosso papo sobre as ferramentas da qualidade.
Quero começar esse nosso emáudio falando do Benchmarking. O Benchmarking tem muita relação com aquela frase que diz: "Sábio é aquele que aprende com o erro dos outros". Aí você deve estar se perguntando o por que? Eu te respondo, porque essa é a ideia do benchmarking. Aprender a partir da experiência alheia, em um mercado competitivo.
Um dos motores da melhoria é a comparação que as empresas fazem com seus concorrentes. Quer um exemplo interessante? Nos últimos anos, os brasileiros, de um modo geral, têm procurado aprender mais sobre educação financeira. Mais familiarizados com os produtos financeiros e com as opções de investimentos, muitas pessoas começaram a investir por meio de corretoras de investimento, em vez de grandes bancos. Essa mudança ocorria em grande medida, em virtude das taxas que os bancos cobravam que eram sensivelmente mais altas. Até 300% mais altas.
Diante da perda de investidores, um dos grandes bancos fez um benchmarking com as principais corretoras de investimentos e passou a adotar taxas reduzidas. Muito similares às de uma corretora. Após esse movimento, todos os outros grandes bancos reduziram suas taxas para se manterem atrativos. Benchmarking é isso: uma empresa realiza melhorias em seus processos, seus produtos ou serviços, a partir das melhores práticas do mercado.
Com esse exemplo, fica fácil compreender o conceito de benchmarking trazido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ): "Método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e ... Ler mais