Administração Geral EmÁudio: Resumão Sobre os Principais Teóricos e as Ferramentas da Qualidade - Parte 2
E aí, jovem! Vamos continuar com a nossa revisão? Som na caixa!
Hora de relembrar um pouquinho que estudamos sobre as ferramentas da qualidade. São ferramentas de qualidade: folha de verificação, gráfico de dispersão, estratificação, histograma, diagrama de Pareto, cartas de controle, 5W2H, Benchmarking, 5S, Ciclo PDCA, Fluxograma, Matriz Gut e Diagrama de Iskikawa. Vamos falar rapidinho sobre cada uma delas.
Folha de verificação é uma ferramenta da qualidade que tem por objetivo identificar a intensidade de um problema.
O Gráfico de dispersão é utilizado para identificar se existe correlação entre duas variáveis. Correlação significa basicamente que uma mudança em uma variável gera uma mudança previsível em outra variável.
Já a Estratificação consiste na divisão de um grupo em diversos subgrupos, com base em características peculiares de cada subgrupo.
Histograna é uma ferramenta apresentada sob a forma de um gráfico de barra, muito utilizada caso se pretenda conhecer a variação existente em um processo.
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite classificar e priorizar uma variável, seguindo a regra 80x20. Segundo essa regra, 80% das consequências de um fenômeno provém de 20% de causas.
As Cartas de controle são ferramentas utilizadas para demonstrar as variabilidades ocorridas nos processos, de forma que seja possível visualizar como está sendo a execução e implantar medidas corretivas, se necessário.
5W2H, trata-se de uma metodologia que é utilizada para construir planos de ação. Segundo essa metodologia, a estrutura básica de um plano de ação é composta pelos seguintes elementos: What (que), Who (quem), When (quando), Where (onde), How (como), How much (custos).
Benchmarking é um método... Ler mais