Comércio Internacional EmÁudio: Evolução do Sistema Multilateral de Comércio - Parte I
Olá pessoal, tudo certo, bem-vindo a mais um módulo em áudio. Preparado para mais conhecimento? Então aperta o play.
Na aula anterior, aprendemos sobre a importância do comércio internacional para a economia de um país. Também já estudamos as diversas teorias que fundamentam o comércio internacional e as diversas ferramentas de políticas comerciais. Agora vamos estudar um pouco sobre a evolução do sistema multilateral de comércio e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
Vamos lá? Meu jovem vamos começar pelo começo, pela evolução do sistema multilateral de comércio. Inicialmente, destacaremos um momento histórico ímpar, o pós-guerra. Com a economia europeia bastante debilitada, o comércio internacional se tornou sujeito a uma crescente variedade de restrições, com a implantação de medidas protecionistas que visavam a proteção de seu mercado interno no reduzido mercado mundial, prolongando o quadro recessivo das economias e diminuindo ainda mais o mercado mundial.
Era uma situação em que todos perdiam. À medida que um país se fechava, tornando-se mais protecionista, Outros países também se fechavam em represália quanto àquele fechamento, ou mesmo para se proteger. Também não havia vencedores e as economias se debilitavam.
Diante desse quadro, as potências aliadas reunidas em Bretton Woods, Estados Unidos em 1944 concluíram pela necessidade de reconstrução da economia mundial, propondo fundar uma nova ordem econômica baseada em três instituições: Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e a Organização Internacional de Comércio (OIC).
O Fundo Monetário Internacional é uma agência das Nações Unidas cujos objetivos são promover a cooperação econômica internacional, o comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, inclusive medi... Ler mais