Português em Áudio Acentuação Gráfica: Regras Gerais (Parte 2)
Oi!
Está aproveitando as minhas dicas de acentuação gráfica? Tenho mais! Mas eu vou te ajudar a assimilar mais rápido essas regrinhas, ok?
Agora, vamos iniciar este áudio pelo estudo das palavras que possuem o acento tônico na penúltima sílaba: as paroxítonas!
Lembre-se que este é o maior grupo de palavras de nossa língua. Consequentemente, teremos o maior número de regras para sua acentuação gráfica.
São acentuados graficamente os vocábulos paroxítonos terminados em:
“i”, “is” e “us” – Por exemplo:
“jú-ri”, que tem acento agudo em “jú”;
“bi-quí-ni”, que tem acento agudo em “quí”;
“lá-pis”, com acento agudo em “lá”;
“tê-nis”, com acento circunflexo em “tê”;
“ví-rus”, com acento agudo em “ví”;
“bô-nus”*, com acento circunflexo em “bô”;
Também se acentuam graficamente as paroxítonas terminadas em “um” e seu plural “uns”. Por exemplo: “fó-rum”* e “ál-buns”*
Também recebem acento gráfico paroxítonas que terminam em “on” e seu plural, “ons”, como as palavras “cá-tion”, “â-nion”, “fó-tons”, “pró-tons”. Pra assimilar essa regra, é só lembrar da disciplina Química!
Também se acentuam as paroxítonas que terminam em “ps”, como as palavras “bí-ceps”, “trí-ceps”, “qua-drí-ceps”* e “fór-ceps”*. As palavras dessa regra podem nos remeter à Biologia e às Ciências da Saúde.
Outra regra é acentuar graficamente as paroxítonas terminadas em “ão”, “ã” e seu plural – “ãos”, “ãs”. Por exemplo, nas palavras “só-tão”, “bên-ção”, “ór-gãos”, “í-mã” e “ór-fãs”*.
Também se acentuam as paroxítonas que terminarem com as letras “r”, “n”, “x” e “l”. Por exemplo:
“caráter”, com acento agudo em “rá”;
“mártir”, com acento agudo em “már”;
“ônix”, com acento circunflexo em “ô”;
“látex”, com acento agudo em “lá”;
“pólen”, com acento agudo em “pó”;
“glúten”, com acento agudo em “glú”;
“fácil”, com acento agudo em “fá”;
“indelével”, com acento agudo em “lé”.
Por fim, também levam acento gráfico os vocábulos paroxítonos que terminem com tritongos e ditongos, sendo esses últimos seguidos ou não de “s”.
Alguns e... Ler mais