Português em Áudio: Acentuação Gráfica - Regras Gerais - (Parte 3)
Olá, jovem!
Como vão os estudos?
Vamos continuar a ver as regras gerais da acentuação gráfica!
Para o início deste áudio, eu tenho uma importante observação!
Quando a forma verbal termina com a letra r, s ou z... e a ela se somam os pronomes oblíquos átonos “o”, “os”, “a”, “as”... deve-se excluir essas letras finais da forma verbal (r, s ou z)… e acrescentar um hífen... mais as formas “lo”, “los”, “la”, “las”.
Além disso, a forma verbal resultante antes do hífen deve ser tratada como se fosse uma palavra isolada, recebendo a devida acentuação gráfica, se necessário.
Calma! Já vou te dar alguns exemplos:
O verbo “comprar” mais “a” deve resultar no termo “comprá-la”, com um hífen conectando “comprá” e a forma “la”. Além disso, “comprá” deve receber acento agudo em “prá”.
O verbo “dizer” mais “o” deve resultar no termo “dizê-lo”, com um hífen entre “dizê” e “lo”. Além disso, “dizê” deve receber acento circunflexo em “zê”.
O verbo “repor” mais “as” deve resultar no termo “repô-las”, com um hífen conectando “repô” e “las”. Além disso, “repô” deve receber acento circunflexo em “pô”.
Mas por que “comprá-la”, “dizê-lo” e “repô-las” são acentuadas, professor?
Porque as formas antes do hífen (“comprá”, “dizê” e “repô”) são oxítonas terminadas em “a”, “e” e “o”, respectivamente.
Quais as pegadinhas desse tipo de situação que as bancas podem inventar e colocar na minha prova, professor?
As pegadinhas surgem quando misturam no mesmo cesto palavras oxítonas e monossílabas.
Por exemplo: Se uma questão afirmar que as palavras “sofá”, “cafuné”, “cipó” e “pá” foram acentuadas pela mesma regra, marque errado.
Pois todas essas palavras são oxítonas, exceto a palavra “pá”.
Ela não é uma palavra oxítona, e sim monossilábica.
Portanto, não misture no mesmo grupo oxítonas e monossílabas. Ora, uma palavra oxítona tem sua última sílaba como tônica porque se pressupõe que ela ... Ler mais